.

.
.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

OVERWIKIA #2






















Overwatch, o jogo que vem sugando toda minha atenção e tempo livre no tocante a games, é o tipo de experiência que gera as mais diversas dúvidas nos mais diversos níveis de jogabilidade: com qual herói começar a jogar? Qual healer é melhor para as várias situações encontradas nas partidas? É válido jogar com três heróis de ataque quando temos apenas um curandeiro na Composição de time?

As respostas pra essas e muitas outras perguntas eu não vou dar nesse momento, visto que o teor do texto não é o de dar dicas sobre jogabilidade e Composição de time em Overwatch. Mas explicar alguns termos básicos (cuja falta de compreensão pode atrasar a sua evolução e entendimento de jogo) é uma tarefa mais fácil de realizar e que pode ajudar bastante aqueles que almejam iniciar suas desventuras neste excelente game online competitivo.

Sendo assim, dou continuidade a minha série de posts sobre o jogo com o segundo Overwikia, um texto descontraído e de fácil leitura (comparado às laudas quilométricas com as quais eu costumo fustigar os meus leitores aqui no blog) com o intuito de facilitar o árduo caminho de quem deseja se tornar um herói de Overwatch. Vale lembrar que este é o segundo post desse tipo e o primeiro pode ser conferido clicando AQUI. Espero que as explanações sirvam pra ajudar o seu entendimento do que acontece na surumbamba que são os combates do jogo e boa leitura!


Não esquente a cabeça: a taxonomia de Overwatch você só aprende na prática.


COUNTER: parece bobeira explicar algo tão simples, mas tem muita gente que demonstra uma dificuldade absurda em entender os roles (os papéis) executados por cada herói no jogo. Alguns erros na classificação de heróis (como Symmetra, que não tem qualquer habilidade de cura mas está na parte dos healers/curandeiros) vêm pra piorar ainda mais a confusão. Sem mais enrolação, um Counter é um personagem perfeito pra lidar com um outro tipo de personagem.

Por exemplo: Bastion é um herói que dispara tiros de metralhadora como um louco. Genji é um herói que REFLETE tiros com sua espada ninja. Portanto, pra Genji, dar cabo de um herói como Bastion é mamão-com-açúcar, o que o faz dele um Counter natural desse tipo de personagem. Vale lembrar que não estou afirmando que um herói “counterado” é necessariamente indefeso diante de seu "counterador", apenas que há uma facilidade maior pra levar desvantagem na presença de seu antagonista natural dentro do jogo.

Nível Master em apelação de defesa...


FULL ROAD: nesses posts de termos sobre Overwatch aparecerão vários vocábulos em inglês, então sugiro que vá se acostumando com isso, até pelo fato de que mesmo quando as pessoas jogam com o idioma em português BR elas ainda usam expressões estrangeiras (principalmente os Pro-Players). Sabe aquele objetivo de escoltar um carro com ouro e dinheiro em cima? Então, Full Road nada mais é do que o acontecimento de você levar o carro, ou carga, até o ponto final de destino. Pode parecer um termo irrelevante, mas jogando no Competitivo você verá que muitas vezes só conseguirá vencer caso emplaque uma “Estrada Cheia” no time adversário, então é bom sempre ficar atento quando essa expressão der as caras no chat de voz.

Se seu Main for Bastion, prepare-se para a gozação dos outros jogadores...


MAIN: eu avisei que muitos termos em inglês apareceriam por aqui, não foi? Então, Main nada mais é aquele herói com o qual você tem mais tempo (contabilizado em horas) nos diversos modos de jogo. Atualmente, meu Main absoluto é D.va, com 16 horas no total (se você levar em conta que eu tenho mais de 110 horas de jogo, vai ter uma noção do quanto eu troco de personagem...).

Certa vez eu joguei uma partida em que um carinha contabilizava mais de 100 horas de Genji. Isso quer dizer que ele é o melhor jogador de Genji do universo? Claro que não, apenas que PROVAVELMENTE, pelo seu tempo de experiência, ele sabe muito bem o que faz com esse herói, e não deve ser levado na brincadeira nas batalhas. É mais que óbvio que o oposto pode acontecer: o cara pode ter um Main Hero que simplesmente não leva jeito pra jogar e seu total de horas querer dizer absolutamente nada. Mas é sempre bom ficar de olho...

Quando bem-aplicado, é um dos Ults mais fortes do jogo.


CC: não tem nada a ver com maus odores partindo de lugares recônditos do corpo de alguém. CC são as iniciais de Crowd Control, uma expressão em inglês que significa “Controle de Massas”. Onde isso se aplica a Overwatch? Sabe aqueles Ultimates que afetam vários jogadores no campo, como no caso de Mei, Reinhardt e Zarya? Então, eu sei que o teor do post não é o de tutorial, pois isso eu já estou fazendo no canal do Youtube (a passos de formiga, é verdade, mas estou fazendo...), mas não tem como falar de Ults CC sem dar a dica de que essas habilidades têm o poder de virar o rumo de uma batalha e, quiçá, de toda a partida.

Isso acontece porque elas afetam, como eu já disse, todos os oponentes em campo, abrindo brechas pra combos absurdos (como Zarya + Genji ou Reinhardt + Soldier 76). Sendo assim, um time NUNCA, mas NUNCA, deve usar dois Ults CC na mesma ocasião (tipo: Zarya utar e Reinhardt utar em seguida).

Isso não é necessariamente agrupar...


AGRUPAR/GROUP UP:agora você comeu cocô de vez, Shadow. É claro que toda pessoa minimamente alfabetizada vai saber o significado de agrupar, seu vacilão da porra!!!”
Eu sei que o sentido dessa palavra parece ser autoexplicativo no jogo, mas a necessidade de explicar melhor esse termo vem da constatação de que a maioria dos jogadores de Overwatch REALMENTE não sabe o que esse termo significa no gameplay durante as partidas.

Agrupar, de acordo com o dicionário que existe dentro da minha cabeça, é: verbo transitivo direto e pronominal; reunir (-se) em grupo (s); juntar (-se). Ok, confesso que por “minha cabeça” eu queria dizer “Google”, mas acho que deu pra entender. “Mas Shadow, seu degustador de excrementos, isso não ajudou a esclarecer nada. Continua não fazendo sentido.” A fim de matar a curiosidade do troll da internet que assombra meus erros textuais, Agrupar-se em Overwatch não quer dizer, necessariamente, que todos os jogadores devem ir juntos ao campo de batalha. Quando alguém dá o comando de voz para agrupar, quer dizer que essa pessoa está avisando que há dois ou mais membros do time mortos, esperando respawn, e que é melhor esperar esses jogadores alcançarem o resto do bando pra todos poderem seguir suas melhores rotas de volta ao objetivo da partida.

Parece bem redundante ter que explicar isso, mas você ficaria surpreso com a quantidade de jogadores suicidas que partem pra cima do time inimigo enquanto TODO o resto do seu time está em processo de respawn...

Aí está uma dupla que manja muito de Backline.


BACKLINE/FRONTLINE: mais expressões vindas do inglês. Backline e Frontline querem dizer, respectivamente, Linha de Trás e Linha de Frente. Ok, isso diz pouco sobre a necessidade de visão de campo e posicionamento que um jogador precisa ter pra se dar bem em Overwatch, mas é o seguinte: cada classe de herói (curandeiro, atacante, defesa) vai se beneficiar mais dependendo de onde ele se encontra em relação ao resto do seu time. Sendo assim, o mais aconselhável pra personagens frágeis e lentos (como Zenyatta) é que eles fiquem na Linha de Trás, se protegendo do fogo inimigo ao passo que cura seus ajudantes (de preferência aquele DPS amigo que te salva nas horas de aperto).

Da mesma forma, heróis de ataque como Pharah e Tracer, que conseguem avançar com facilidade pra Linha de Trás do inimigo, conseguirão causar um belo estrago e atrapalhar bastante o time adversário caso tenham em mente o papel que devem executar nas partidas. Mais uma vez, essa explicação parece boba, mas se você jogar vai ficar surpreso com a quantidade de jogadores sem noção que escolhem Mercy apenas pra ficar dando a cara a tiros na linha de frente do seu próprio time...

"Num odeia eu não, Seu Shadow."


JUNKRAT: um termo antigo do latim arcaico que significa “personagem inútil que só faz ocupar o espaço de um herói mais consistente na Composição do time.” Ok, piadinhas à parte... quer saber de uma? Piadinhas à parte o caramba. Se você está em altos ranks de Competitivo e escolhe um personagem como Junkrat, isso só pode significar duas coisas: que você tem uma confiança astronômica no seu próprio taco ou que sofre de sérios problemas mentais...

Au Revoir...



2 comentários:

  1. "JUNKRAT: um termo antigo do latim arcaico que significa “personagem inútil que só faz ocupar o espaço de um herói mais consistente na Composição do time.”

    Típico personagem quebrado de multiplayer: 90% do tempo é um personagem lixo usado por um jogador lixo, os outros 10% é basicamente um personagem usado pelo própio Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é quando o time tá desfalcado, faltando um healer ou tank, e um sem-noção da vida vai e tasca um Junkrat na base do instapick. Dá vontade de abandonar a partida, na boa...

      Excluir

SE FOR SPAM, DESISTA. NÃO PASSARÁ PELA MODERAÇÃO.