.

.
.

domingo, 15 de outubro de 2017

OVERWIKIA #1






















Overwatch é um jogo maravilhoso que depende essencialmente de boa relação com outros bichos, mais conhecidos como seres humanos, e uma boa dose de comunicação entre os participantes de seu time. Pra piorar ainda mais esse panorama fortemente fadado a dar errado (como vem dando pra mim e pra muitos, no modo Competitivo), muitas pessoas jogam o game em português enquanto alguns droped cats, como eu, apreciam as partidas com o som e legendas originais, em inglês.

Pra complicar ainda mais esse ponto da comunicação entre os participantes, muitos jogadores (principalmente os pro-players do Youtube) se valem de expressões que ou estão em inglês, ou não possuem lá um sentido muito dedutivo de se compreender. Pensando nessa dificuldade que alguns iniciantes possam ter, trago agora um post bem rápido com alguns termos e expressões que você vai ouvir muito no jogo. Claro que não são todas, então, se eu for me lembrando de mais termos, quem sabe o post não ganhe uma parte dois aqui no blog?

Que mané DPS o que, seu FDP?

DPS: como se a divisão em classes de heróis não fosse confusa o bastante, algumas pessoas ainda inventam de adotar expressões que não dizem lá muita coisa pra quem acabou de ingressar no jogo. Damage Per Second? Duas Porradas Seguidas? Dano Pra Saralho? Não! DPS são simplesmente os heróis de ataque, como Genji, Tracer ou Soldier 76.

INSTAPICK: é tudo que você NÃO devia ser, a menos que esteja jogando no Jogo Rápido apenas pra treinar com um novo herói. Se você está no Competitivo e é um Instapick, significa que você é um daqueles jogadores super "iluminados" que correm pra selecionar o herói preferido e dane-se o bem-estar da composição do time.

COMP: já que falei em composição, nada melhor que explicar logo um termo de simples assimilação, mas que pode causar um pouco de confusão entre os neófitos de Overwatch. A Comp é simplesmente a composição do seu time, ou seja, os heróis que serão escolhidos pelos jogadores antes da partida começar. Uma composição ruim pode arruinar a partida do melhor time de jogadores do mundo, enquanto uma Comp razoável (nada de Symetra no round de Attack) é capaz de fortalecer um time medíocre.

Zenyatta mais Mei: o combo que é o pesadelo de Genji...

COMBAR: diferente dos jogos de luta, combar não significa acertar vários golpes no oponente seguidamente. Então, não pense que você está “combando” no jogo só porque matou cinco caras com o Ultimate de McCree. Combar, em Overwatch, significa escolher um personagem que “casa”, que vai bem com um outro. Exemplo: uma Ana que usa sua habilidade de Ultimate em um Soldier 76 prestes a usar seu Ultimate também. Vale ressaltar que essa expressão tem um significado muito próximo de “poquetar”, que nada mais é do que dois personagens que andam muito juntos, se ajudando.

ULT/ULTADO: quase autoexplicativo. Ult é a abreviação de Ultimate, aquele especial super legal que fica enchendo conforme suas ações, ou tempo, na batalha. É muito mais fácil falar que você “está de Ult” do que perder cinco segundos dizendo “meu personagem está com a habilidade de Ultimate cheia”. Já ULTADO é um adjetivo pra descrever exatamente a situação que eu acabei de falar. Um Bastion “utado” (com L mudo, pra facilitar a pronúncia) é algo que deve ser evitado a qualquer custo.

É tão meigo quando o time adversário leva uma snowball ladeira abaixo...

SNOWBALL: também é algo que um time de jogadores deve evitar a todo custo. Diferente do fofo companheiro cibernético de Mei, tomar uma Snowball do time adversário não é nada bonito. A expressão significa, literalmente, “bola de neve”, representando aquele momento em que um time é atropelado pelo adversário sem ter chance de reagir (seja porque o objetivo foi capturado muito rápido, de forma contínua, ou porque todo mundo foi morto de forma vergonhosa e desestimulante).

HIGHGROUND: também é uma expressão em inglês. Literalmente significa “solo alto”, ou seja, terrenos elevados onde a visibilidade é boa. Tirar proveito de “highgrounds” é uma necessidade fundamental pra personagens como Hanzo, Soldier 76, Widowmaker ou McCree, que se favorecem muito pelo fato de suas armas não perderem potência à longas distâncias.

O preço do Funko Pop de Reinhardt não é nada low, se é que você me entende...

LOW: é meio óbvio, mas não custa nada explanar. Quando um personagem está “low”, significa que é hora dos DPSs do time (ou de tanques, como D.va, partirem pra cima contudo até matar). Ou seja: estar em low significa que aquela Mercy maravilhosa prestes a ressuscitar todo o time adversário está com pouca vida, ou HP. Times mais avançados, ou com participantes com boa noção de campo, costumam usar muito esse simples, mas útil, aviso durante a partida.

JUNKCANCER: nem gastando todo meu léxico de palavrões eu seria capaz de explicar o significado dessa expressão. Mas bem que eu tentei, nesse vídeo abaixo. Se quiser captar o sentido dessa expressão na própria pele, apenas jogue Overwatch e saberá a que me refiro...





Au Revoir.

2 comentários:

  1. Bom dia caro Shadow, sou leitor fiel seu; não costumo me manifestar muito.
    Mas por duas ou três vezes lendo seu post quase me manifestei, quando vc fala de shooters online mindless, o universo competitivo online é cativante, e nenhuma IA te dá um desafio tão bom quanto um humano.
    Com gosto que vejo vc ser fisgado por overwatch, um jogo fantástico.
    Como vc mesmo viu, acho uma pena os brasileiros serem esses gafanhotos virtuais...
    Venho sugerir um jogo para vc testar, vem me dando muita alegria, killing floor 2, jogo a versão PC.
    Em tempo, já agradeci vc antes por me apresentar a bioshock, agradeço novamente ^^
    continue com o bom trabalho no seu blog
    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, André. Comentários espirituosos como o seu são sempre bem-vindos, então não se acanhe em conversar sobre as ideias dos posts. Fico feliz que você tenha gostado de Bioshock, um dos melhores shooters da geração passada. Ainda estou devendo o review dele mas prometo que pagarei a promessa. KF2 eu já testei a demo mas não curti muito. Mas quem sabe eu experimente novamente e mude de opinião, não? Se há um mês alguém dissesse que eu estaria tão fisgado por um jogo online como Overwatch eu não acreditaria, mas veja no que deu... Abraços.

      Excluir

SE FOR SPAM, DESISTA. NÃO PASSARÁ PELA MODERAÇÃO.