Fallout Shelter foi um jogo gratuito lançado pela Bethesda no dia 13
de agosto deste ano. Quem já jogou XCOM, só pra citar um do gênero, já vai
estar mais que familiarizado com as possibilidades trazidas pelo game.
Em Shelter, como o próprio nome sugere, ao invés de explodir a cabeça
de E.Ts mal-encarados, temos a missão de administrar um abrigo antinuclear,
garantindo a felicidade e prosperidade de seus habitantes.
O game foi lançado à sombra do astronômico hype de seu irmão mais
velho, o vindouro Fallout 4, e você pode conferir as minhas impressões iniciais
com o game aqui.
Mas, depois de baixada a poeira e o ponteiro do contador Geiger, qual
a impressão que fica sobre o aplicativo para IOS e Android?
Para resumir as coisas, visto que o post não é sobre ele, posso
afirmar apenas que Fallout Shelter é um jogo OK...
Longe de ser o motivo de você trocar de aparelho apenas para conseguir
rodá-lo, Fallout Shelter serviu, nesses três meses, como um bom filler, ou
seja, uma forma de aliviar a ansiedade que um lançamento do naipe de Fallout 4
pode causar na mente dos menos preparados psicologicamente para lidar com tal situação
(eu, por exemplo).
Shelter é uma forma de manter a série e o aconchego radioativo do Wasteland
consigo, assim como a quenturinha aconchegante que só uns graus de radiação
acima do nível tolerável pode proporcionar ao jogador.
Cuidado com o apocalipse de bolso na vida real |
Shelter, como um jogo de videogame propriamente dito, infelizmente não
está livre de problemas. Entre eles, posso citar a lentidão com o avançar das
construções; a simplicidade das tarefas, que muitas vezes se resumem a uma
simples coleta de recursos; um sistema de toque impreciso, que em alguns momentos
chegava ao absurdo de registrar um comando na direção oposta à qual eu tinha
feito; e elementos desbalanceados de gameplay, como a famosa tríade de
Deathclaws que pode devastar o seu abrigo todo, quase que incólumes (sem ter como
impedir a sua entrada com uma porta de Vault mais eficiente, ou um sistema de
sentinelas na entrada). Detalhe esse que me fez quase desistir de continuar a jogar.
Não sei se alguns desses detalhes observados têm mais a ver com a
potência do meu Smartphone (que passa longe do poderio tecnológico de um
Pip-boy 3000), mas a questão é que Fallout Shelter desanima com o passar dos
dias. A surpresa de ver os avatares da série ganhando vida em uma série de
animações bem legais dá lugar à mesmice de clicar em quadradinhos para obter
recursos. A interação, como todo bom RPG de administrar recursos, é totalmente
indireta, cabendo ao jogador apenas torcer pelos melhores resultados que as
suas escolhas lhe propiciaram. Mas o que decepciona e frustra é ver QUATRO
habitantes seus, portando calibres 12 de cano serrado, serem dizimados por meia-dúzia de Radroaches,
sem poder fazer nada além de xingar muito no Twitter todas as gerações das
famílias dos desenvolvedores. Impossível não fugir da ideia de que no jogo "de verdade" essas mesmas baratas morrem com um golpe de bastão de beisebol...
O ponto mais alto de Shelter: as descrições típicas de RPG de mesa, nas andanças pelo Wasteland |
Bem, quem acompanha o hype sobre o Fallout 4 já deve saber que a
Bethesda lançou, ainda no mês de junho deste ano, a pré-venda da Fallout 4
Pip-boy Edition. Trata-se de uma suntuosa versão do game que conta com nada mais,
nada menos, que um Pip-boy DE VERDADE, que não só funciona com o game como também
pode ser atarracado ao seu braço como no jogo (se a luz dele se apaga sem o seu
consentimento, ligue para o SAC da fabricante para mais informações...).
Para minha completa decepção, e já sabendo que “suntuosa” significaria
ter que vender todos meus órgãos internos no mercado negro de transplantes para
comprá-la, constatei que a versão já estava completamente esgotada em todos os
lugares que a ofereciam, NA MESMA SEMANA de seu anúncio...
Tanto é que algumas lojas que ofereceram o serviço tiveram que dar pra
trás, cancelando alguns pedidos com o maior sorriso amarelo no rosto.
Mas o brinquedo caro de gente grande só serve para isso (diante da impossibilidade de
conseguir o meu brinquedo caro, só resta me apegar ao sarcasmo...), para enfeitar seu braço durante os momentos de jogatina? Claro que
não.
Espero uma versão final mais "animada", se é que você me entende... |
O Pip-boy de verdade funciona com um aplicativo, que foi lançado ontem
e te permite gerenciar o menu do game a partir de seu celular, mesmo que você
faça parte dos 99% que não conseguiram adquirir a edição especial do Fallout 4, ainda dá pra jogar o game usando o aplicativo de celular paralelamente. Se vai ser confortável largar o controle do console (ou mouse do PC) pra ficar olhando o celular, só a prática dirá.
A versão disponível conta com algumas poucas funcionalidades, visto
que se trata de uma beta do aplicativo final. Mas já dá pra ter uma noção de
como será a relação do jogador com a interface do Pip-boy no game, bem como de
algumas pistas gerais sobre o game em si.
Sim, isso serve como um prêmio de consolação pra quem ficou a chupar
polegares, e também serve de petisco para quem decidiu não ver mais nada sobre
o game até conseguir finalmente colocar as mãos nele, semana que vem.
Dentre as novas funcionalidades posso destacar o menu STATUS, que com
um ícone de raio ao lado da sua arma e da defesa do personagem (me pergunto se
tem a ver com a energia do assentamento construído pelo jogador...).
No campo de Perks, agora há animações para cada habilidade (fato já
constatado nos trailers da E3), assim como efeitos sonoros para cada uma delas
(minha gata ficou hipnotizada com o som de “pico pico” do perk Animal Friend,
coincidência ou não).
Também é possível notar que todos os perks contarão com níveis de
intensidade, alguns indo de uma a três estrelas e outros a um máximo de cinco
estrelas.
Coberto da cabeça aos pés. Só faltou o protetor solar fator 4000 |
Na parte das armas, nada de animação em 3D giratória, como nos
trailers. Espero que isso seja devido à versão beta. Nos itens de vestimenta,
podemos perceber que uma armadura pode ser utilizada POR CIMA da sua roupa. Isso
significa que você não vai precisar remover seu traje padrão de Vault pra
trajar uma Power Armor, por exemplo. Vale destacar também que os membros agora
contam com uma barra de defesa, representada por um pequeno escudo.
Será possível favoritar itens, à la Skyrim, e até organizá-los de
acordo com algum critério (acredito eu que seja por ordem alfabética ou
potência de defesa\ataque).
Ainda no campo ITENS, na seção MISC, é possível jogar o minigame
Atomic Command, um jogo inspirado no clássico Asteroids, no qual devemos
proteger monumentos históricos americanos de ataques nucleares de outras
nações.
Ameaça intra-terrestre... |
No campo MAPA, é possível ver uma enorme área com muitas estradas e um
extenso rio dividindo-o ao meio. Infelizmente nada de zoom para uma maior noção
da proporção do terreno.
Na aba RADIO, apenas duas: A Classical Radio e a Diamond City Radio. Fico
me perguntando que tipo de faixas nos aguardam no quarto game, e se eu vou
preferir desligar o rádio e curtir a trilha ambiente (como no Fallout 3) ou se
vou me apaixonar completamente pela seleção de músicas do jogo (como no New
Vegas).
A Bethesda parece determinada a atacar de Fallout em todas as linhas
de frente tecnológicas, com uma ferocidade que só uma tempestade solar de alta
magnitude poderia frear (nessa semana ainda teve o Fallout C.H.A.T, uma plataforma de mensagens com imagens e gifs da série).
Alguns desses recursos-satélites atribuídos ao jogo são uma novidade mais que
bem-vinda na série, outras (como o Shelter) dão aquela ideia de que muita coisa
ainda podia ser melhorada. Mas a Bethesda está tentando, e sem cobrar um
centavo a mais por isso (acho que ela já incluiu o valor desses mimos no preço
final do jogo, anyway...).
Gostaria de poder escolher a opção da direita... |
E é isso pessoal. Esse foi mais um post da cobertura do Fallout 4. Obrigado
a todos que acompanharam e até o próximo texto, que sairá ainda neste final de
semana.
Au Revoir!
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