.

.
.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

ALMAS À VENDA NO YOUTUBE




Dando continuidade aos posts com tradução de notícias, hoje eu trago um artigo do Kotaku (mais uma vez) a respeito da compra de vídeos de propaganda no Youtube.

E algo que me esqueci de deixar claro no primeiro post desse novo marcador, foi o fato de que (geralmente) eu só traduzirei artigos com alguma notícia relevante à indústria dos games. Tentarei sempre selecionar assuntos que sirvam para nortear os jogadores iniciantes a desenvolverem alguma opinião sobre um tema, ou simplesmente para alertar os amantes dos jogos eletrônicos acerca de alguma prática danosa aos consumidores de games.

Lembrando sempre que as fotos e espaçamento do texto original serão mantidos. O link para o post, em inglês, você confere clicando aqui. Sem mais delongas, fiquem com a matéria traduzida.






ALGUMAS REGRAS REAIS DE COMO FAZER A CABEÇA DOS JOGADORES EM VÍDEOS DO YOUTUBE


Há uns dias, ainda nessa semana, o Kotaku foi abordado por uma firma de marketing que trabalha para a produtora Perfect World. Eles queriam que nós os ajudássemos a vender dois de seus games. E no processo, eles inadvertidamente nos deram uma chance de olhar os bastidores, quando os Youtubers estão de conluio com empresas de games.

A firma de marketing em questão, a Reelio, nos mandou este email na última terça:

Oi, Kotaku

Esperamos que vocês estejam bem! Estamos entrando em contato novamente para falar a respeito de uma oportunidade que nós temos com a Perfect World, em especial sobre os jogos Neverwinter e Star Trek. Eu acho que você são perfeitos para esta campanha.

Ela está à procura de “Influenciadores” como vocês para jogar um desses jogos (ou ambos), e demonstrar um pouco do maravilhoso gameplay e das mecânicas de jogo. Seria um trecho de 45 segundos a 1 minuto no começo do seu vídeo, demonstrando o fantástico conteúdo dos jogos. Nós vamos pagar a quantia redonda de U$120,00, e cada vez que alguém se registrar nos sites destes dois jogos, um adicional será pago a você! Queremos estes vídeos no ar o mais rápido possível.



“Influenciadores”, como você bem deve saber, é um jargão corporativo referente a personalidades da internet que fazem vídeos, hospedam podcasts, ou possuem um público significativo de alguma maneira. Nos últimos anos, quando mais e mais gamers têm se voltado ao Youtube para gameplay de jogos, análises e opiniões, os anunciantes de games têm feito a mesma coisa, recorrendo a esses “influenciadores” na esperança de vender mais jogos. Muitas grandes produtoras pagam aos YouTubers para fazer vídeos sobre seus jogos, de tal forma que foi necessária a intervenção da CFC (Comissão Federal de Comércio ), onde ela começou a atacar severamente grupos como o Machinima por não revelar patrocínio de conteúdo.

Por mais tentador que U$120,00 sejam – dá pra comprar dois jogos completos! – nós realmente não estamos interessados em fazer a propaganda do Star Trek Online. Mas nós estamos interessados em compreender o que esses planos (de propaganda) realmente são, e compartilhar essa compreensão com nossos leitores. Então eu pedi mais detalhes, e recebi um pacote completo com informações sobre esses planos.

Ele começa explicando: A) que o participante não pode falar sobre jogos da concorrência no vídeo; e B) que a Perfect World vai analisar cada vídeo, antes dele ir ao ar. Procedimento padrão, eu acho?


Bem-vindos à campanha da Perfect World! Estamos bastante animados com a sua participação nessa campanha, e ansiosos para ver o seu vídeo.

O objetivo primário dessa campanha é encorajar seus espectadores a fazer o download e jogar Neverwinter e Star Trek Online. Lembre-se que esta campanha é baseada no sistema CPC, então, quanto mais criadores se registrarem usando seu link, maior será o seu pagamento!

Nenhuma empresa ou game concorrente devem ser citados em seu vídeo.

A Perfect World requer de 3 a 4 dias para analisar o seu vídeo para que ele seja publicado. Planeje seu calendário de postagens de acordo com esse prazo.



(CPC quer dizer “custo por clique” – o que significa que o YouTuber receberá a mais, dependendo de quantas pessoas clicarem no link referenciado no vídeo que ele dispuser.)

Depois dessa mensagem introdutória, as coisas começam a ficar realmente interessantes. Há uma lista de “pontos de discussão” que a firma de propaganda fala que devem ser citados em cada vídeo. Está cheia de pérolas, onde a Reelio especifica que eles não devem ser seguidos ao pé da letra, e sim servir de “guia às ideias que a Perfect World gostaria de transmitir.”

Dê uma olhada:


Neverwinter:

·         Neverwinter é um PvP em larga escala.

·         Há uma série de novos desafios de guildas no modo PvE, o  Greed of the Dragonflight,

·         Ele é ótimo para se jogar com os amigos.

·         Neverwinter é gratuito no Xbox One (para assinantes Gold).

·         Gratuito para jogar e baixar no PC.

·         Este game é baseado no aclamado RPG de fantasia Dungeons and Dragons.

·         Neverwinter é um MMORPG com um ritmo de combate ágil e masmorras épicas.

·         Gratuito para jogar e baixar no PC.


Star Trek:

·     Em Star Trek Online, a franquia Star Trek aparece pela primeira vez em uma escala realmente massiva.

·     MMO grátis-pra-jogar, onde os jogadores podem abrir caminho em seu próprio destino como capitão de uma nave da Federação, se tornar um campeão e guerreiro do império Klingon nos confins da galáxia, ou reconstruir o legado dos Romulan como comandante de uma Ave de Guerra de uma República romulana.

·        A 11ª temporada apresenta um novo enredo e progressão de história, bem como novas opções de gameplay por meio do Sistema Admiralty.


(Sim, “Gratuito para jogar e baixar no PC” realmente é citado duas vezes no texto)

Depois de listar esses informativos pontos-chaves, a Reelio continua a dar aos parceiros de propaganda algumas dicas úteis para o que deve ou não ser feito nestes vídeos patrocinados:


O QUE FAZER:

·         Ache alguma coisa no jogo para gentilmente tirar sarro

·         Incorpore trailers/vídeos de gameplay ao seu próprio vídeo


O QUE NÃO FAZER:

·         Não falar palavrões ou termos chulos em seu vídeo



Mas não tire muito sarro! Você deve ser gentil.

Por fim, a Reelio discorre sobre como seus novos camaradas criadores de vídeo podem recrutar seus espectadores a se registrarem no Neverwinter, ou no Star Trek Online, por meio de outras opções:

Outras opções de convocação: os criadores podem usar algumas das frases abaixo:

·         “Você realmente deveria dar uma olhada no Neverwinter, e jogá-lo comigo. É totalmente gratuito e você pode baixá-lo usando meu link abaixo.”

·         “Procurando se enturmar enquanto curte um pouco de ação sci-fi? Star Trek Online é a resposta. Jogue grátis ainda hoje.”

·         “Pronto para um pouco de ação sci-fi? Confira o Star Trek Online, um MMORPG grátis para jogar. Explore a fronteira final ainda hoje.”

·         “Embarque em uma viagem digital pelo universo de Star Trek com Star Trek Online, um MMORPG grátis para jogar. Junte-se à aventura hoje.”

Ainda em sua conta, o material de propaganda também especifica que quem participar do programa deve anunciar claramente (na sinopse do vídeo) que o vídeo foi patrocinado pela Perfect World. Eles não tentam nem esconder o fato de que se trata de uma campanha de marketing. Caso contrário, a CFC pode bater à porta.

Você pode entrar em contato com o autor do post no endereço Jason@kotaku.com, ou pelo Twitter @jasonschreier.


fin


Quem diria que um pouco de ordem não pode surgir da aleatoriedade? Por causa de um email mal-encaminhado, acabamos tendo a confirmação desta desprezível prática de compra de opinião a que se submetem certos criadores de conteúdo no Youtube.


Pra ser sincero, e diferente dos Acordos de Não-Divulgação, eu não fiquei nem um pouco surpreso ao ler o artigo do Kotaku. Não é de hoje que eu me pego com a sensação de que certos veículos especializados em games, como o Game Trailers ou IGN, recebem um por fora para “aumentar as qualidades” de uma obra que, visivelmente, não tem tantas qualidades assim (como no caso do filme Jurassic World, pra mais; e no Alien Isolation, pra menos).

Au Revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR SPAM, DESISTA. NÃO PASSARÁ PELA MODERAÇÃO.