Alien é minha franquia
favorita de todos os tempos, sendo o primeiro filme meu preferido absoluto, e
assim por diante. Se você me conhece minimamente já deve estar cansado de ler
esse tipo de frase nos meus textos.
Bem, o caso é que, na
reta final das minhas férias do trabalho eu decidi fazer o que sempre faço
nessas ocasiões: assistir a um filme da série por dia, em dias seguidos. E não,
eu nunca vou cansar de ver esses filmes, não importa quanto tempo passe.
Desista dessa ideia.
Pensando aqui com meus
botões, me dei conta de que nem todo mundo (principalmente os mais jovens) tem
a obrigação de ser um fã absoluto da saga da tenente Ellen Ripley, e saber os
diálogos, cenas e detalhes do roteiro de cor, como eu.
Quando eu comecei a acompanhar
a franquia Alien, essa tarefa não era coisa das mais difíceis: só havia o
primeiro e o segundo filmes, um lançado em 1979 e outro em 1986, quando eu
tinha apenas 4 aninhos de vida. Logo, entender a cronologia da série não era
nem um pouco complicado.
Mas, depois de
Prometheus, o facehugger começou a torcer o rabo: o filme é muito bom, mas traz
mais dúvidas que respostas a alguns dos mistérios do primeiro filme, deixando
os menos letrados na franquia boiando feio, sem entender coisa com coisa. E olha
que (ainda) nem coloquei Alien Covenant no meio...
Diante desses fatos,
pra prestar um serviço de utilidade pública, e pra ajudar a mim mesmo a
repassar a lição de casa, pensei em trazer uma breve linha do tempo organizando
os acontecimentos de toda a franquia Alien.
Vale lembrar que a
ordem dos filmes é a cronológica, não a de lançamento. Prometheus, dado seu
status de prequela paralela ao primeiro filme, será citado logo nos primeiros
momentos da linha cronológica. Alien Ressurection será o último, e assim por
diante.
Também serve de aviso
que vai ser inevitável a presença de spoilers no texto, visto que precisarei
descrever os principais acontecimentos de cada filme. Um penúltimo alerta é o
de que todos os eventos serão listados por mim de cabeça, sem grandes pesquisas
ou consultas a fontes externas (exceto datas, tendo a Wikipedia como fonte),
então, desde já peço perdão por eventuais erros. E o último é o de que não
estou escrevendo este texto a título de julgamento da qualidade dos filmes em
si (eu já fiz isso no canal do Youtube, pra quem estiver interessado), então
não fique chateado pelo fato de eu não citar que AVP foi indicado ao Framboesa
de Ouro 2005, certo?
Se você não era fã da
série e quer conhecê-la seguindo a sequência lógica de eventos, eis aqui a sua
desculpa (muito embora que, se você é novo na franquia, não vai poder ler o
conteúdo dos tópicos, apenas se guiar pela ordem dos títulos). Caso queira
assistir na ordem de lançamento, é só se guiar pelo ano que eu coloquei logo ao
lado do título de cada filme (durante o texto, as datas do enredo estão
destacadas em negrito, pra você conseguir se situar). E agora, proteja a cara
que aranhas vão voar!!!
ALIEN VERSUS PREDATOR (2004)
"Mas Shadow, já começou cagando, filho? Alien versus Predador
não faz parte da franquia. Larga de ser burro!" Calma, não precisa me xingar. Eu SEI que AVP é um
spin-off, não fazendo parte do cânone da franquia principal (caso contrário,
não seria um spin-off, dããã). O caso é que esse filme, depois de Prometheus,
ficou totalmente fora de lugar na cronologia de Alien.
O que acontece: ele se
passa bem antes de Prometheus, que traria uma suposta origem dos xenomorfos. O
problema é que AVP começa em 1904,
se não me falha a memória (na sequência de abertura, onde um cara é perseguido
por um Predador e dá de cara com um Alien, em um armazém), depois retornando
pra época atual dos anos 2000. Já
Prometheus se passa pouco antes dos eventos do Alien original, mandando às
favas os acontecimentos do Alien versus Predador.
O pior é que esse
filme insere na franquia um personagem de extrema importância ao roteiro:
Weyland, fundador do conglomerado Weyland-Yutani, em pessoa, faz uma aparição
no filme. Então, das duas uma: ou você considera que o xenomorfo surgiu
independentemente em dois momentos e lugares separados do universo, ou aceita
que esse filme não é pra ser levado em consideração quando o assunto é
canonicidade da franquia. Viagem no tempo? Nãããão, acho que os roteiristas
ainda não chegaram a esse nível de desespero...
VEREDITO: como falei, o motivo do texto não é julgar a qualidade de nenhum filme.
Entretanto, posso afirmar que alguns títulos da franquia, mais que outros,
tiveram a capacidade de enriquecer a franquia. Alien versus
Predador é um filme que tem grande valor de entretenimento mas, exceto pela
aparição de Weyland, não chega a contribuir com nada que já não soubéssemos
sobre o universo de Alien.
PROMETHEUS (2012)
No ano de 2089, os
cientistas Charlie Holloway e Elizabeth Shaw descobrem pinturas rupestres, em
uma caverna, que remetem a figuras de seres alienígenas apontando para um
sistema solar desconhecido. Uma equipe, financiada por Peter Weyland, parte em
busca do planeta apontado nas pinturas para descobrir a possível origem da raça
humana.
Em 2093, a equipe de investigação encontra uma raça de alienígenas conhecida
como Engenheiros, que teriam dado origem à vida na Terra e gerado a espécie
humana. Com ajuda do sintético David, os cientistas descobrem uma substância
negra, capaz de realinhar cadeias moleculares orgânicas, que seria usada pelos
Engenheiros para acabar com a espécie humana, em um provável ato de
arrependimento por sua criação.
David contamina o
doutor Charles com a substância negra e este, após ter relações sexuais com a
até então estéril doutora Shaw, morre em decorrência de seu avançado estágio de
contágio. A doutora Shaw “dá à luz” ao que seria o facehugger prime (pelo
tamanho, tá mais pra um “bodyhugger”), uma espécie de facehugger primitivo
capaz de incubar o hospedeiro com um xenomorfo possuidor de sistema reprodutivo
autônomo (leia-se: uma Alien Rainha).
Após uma luta com a
doutora Elizabeth Shaw, um Engenheiro encontrado vivo é incubado pelo
facehugger prime, dando origem ao Alien que seria responsável pelos ovos
encontrados pela tripulação do Nostromo, no primeiro filme. O motivo do verbo
“seria”, na frase acima, ficará mais claro quando eu comentar sobre Alien
Covenant.
Depois de ver toda sua
equipe ser exterminada no planeta desconhecido, Elizabeth Shaw decide que quer
tirar satisfação com os Engenheiros sobre seus motivos por terem se arrependido
de criar a espécie humana. Ela parte em companhia de David até o planeta onde
seus criadores possivelmente vivem.
VEREDITO: muito embora que peque com alguns personagens irritantes, Prometheus é
um spin-off de alta qualidade. Ele cria uma origem aceitável para o organismo
alienígena, ao passo que levanta várias questões sem solução até o momento. Mas
seu maior problema está justamente aí: ele deixa mais dúvidas do que oferece
respostas a grandes mistérios da série.
Se aquele planeta é o
mesmo de Alien e Aliens, por que a nave que cai no final do filme não é a mesma
do primeiro filme (se fosse, teria um Engenheiro com o tórax estourado numa
poltrona)? O que é aquele mural retratando uma figura parecida com o Alien, no
teto da sala das urnas com a substância negra? O que aconteceu com a Alien
Rainha que aparece na cena pré-créditos, depois que a doutora Shaw e David saem
do planeta? Acredite, se você achava que Prometheus deixava ainda mais dúvidas,
espere até eu falar do Covenant.
ALIEN COVENANT (2017)
O filme se passa no
ano de 2104, e conta a história da
nave de colonização Covenant, que se dirigia a um planeta já mapeado com o objetivo
de povoar o local. Durante a viagem, a tripulação é acordada às pressas por uma
tempestade de neutrinos que danifica a nave. Enquanto tenta executar os
reparos, a nave intercepta uma mensagem de um planeta próximo. O capitão decide
mandar uma equipe de busca e reconhecimento ao planeta, onde acabam decidindo
colonizar o novo lugar.
Com o desenrolar dos
eventos, descobrimos que o planeta na verdade é a terra natal dos Engenheiros,
que foram exterminados pelo sintético David quando este liberou o conteúdo das
urnas com a substância negra mostrada no filme anterior. O planeta, que
aparentemente não possui nenhuma fauna, teve a substância negra integrado à sua
vegetação local, transformando todo o lugar em um enorme vetor de contaminação
para a substância. A equipe da nave Covenant logo é infectada, dando origem a
uma nova forma de vida, o Neomorfo, uma espécie de Alien extremamente agressivo
e letal.
O sintético David, que
todo esse tempo estava realizando experiências com os organismos gerados pela
substância negra, consegue finalizar a sua mais brilhante cria: um organismo
perfeito, que usa um hospedeiro para se desenvolver, mas que acaba matando a
vítima após o nascimento. Começa então a era dos facehuggers como os
conheceremos no restante da franquia.
David consegue
completar seus planos (de atrair a tripulação da nave para servir de incubadora
para seu “experimento”) e parte, junto com o que sobrou da tripulação da nave
Covenant, rumo ao planeta que seria colonizado nos planos originais da equipe.
VEREDITO: Alien Covenant consegue deixar ainda mais dúvidas que seu antecessor, Prometheus.
Ele apresenta uma criatura que é uma adição fantástica à franquia (o Neomorfo),
mas bagunça legal com a ordem dos acontecimentos do filme anterior. Ele
responde algumas questões que ficaram abertas no final do Prometheus, mas não
da forma que os fãs achavam que seriam respondidas. Mais uma vez cabem alguns
questionamentos: por que o Neomorfo tem um ciclo de desenvolvimento tão
acelerado? E como a substância negra conseguiu se integrar à flora do planeta de forma tão eficiente?
Se o Alien foi criado
no planeta dos Engenheiros, de onde vieram os ovos que aparecem na nave do
Alien de 1979? Alguns dos mistérios de Prometheus serão explicados (o mural, o
motivo da infecção dos Engenheiros, a Alien Rainha...) ou os roteiristas deram
esse arco por encerrado? Algo me diz que o planeta do filme original ainda será
visitado mais algumas vezes na franquia, e que David não está levando os
colonos da Covenant para o planeta dos planos originais...
ALIEN (1979)
No ano de 2122, a nave mineradora e cargueiro espacial
Nostromo desperta, prematuramente, sua tripulação de um sono criogênico que os
levaria de volta ao planeta Terra. O motivo é que a inteligência artificial do
cargueiro, Mother, intercepta uma mensagem de socorro vinda de um planetoide nas
proximidades.
Obrigados por lei, os
tripulantes enviam uma equipe para investigar a origem da transmissão, mas o copiloto
Kane acaba sendo atacado por uma criatura com forma aracnoide que o deixa em
coma profundo por algumas horas. Quando desperta, Kane tem seu peito
estraçalhado por um organismo com forma de serpente. Pouco tempo depois (nunca
fica muito claro o exato ciclo de transformação da criatura), toda tripulação
do cargueiro Nostromo, com exceção do gato Jonesy e da tenente Ripley, são
mortos pelo Alien, agora em sua forma “adulta”. A tenente consegue escapar no
módulo de fuga da nave, depois de acionar o modo de autodestruição do cargueiro,
e fica à deriva no espaço, mas não antes de descobrir que a companhia para a
qual trabalha tinha intenções de se apoderar do organismo desde o começo da
viagem.
VEREDITO: o filme que deu origem a uma das mais influentes e conceituadas
histórias de ficção científica já criadas. Não há buracos de roteiro. O filme
conta com excelente elenco e vinha para quebrar um dos maiores paradigmas de
Holywood até então, o do protagonista durão que sempre sobrevive no final. Mesmo
deixando muitos mistérios no ar (a nave alienígena), Alien marcou uma geração,
deu origem a uma enxurrada de cópias sem um terço de sua qualidade, e pavimentou
o gênero do terror espacial para as gerações futuras. É considerado por este
que escreve o melhor filme de ficção científica/terror de todos os tempos.
ALIEN ISOLATION (2014)
Eu sei, Isolation não
se trata de um filme. Mas os acontecimentos desta obra parecem ser canônicos,
então cabem algumas observações acerca dos eventos ocorridos aqui. O jogo se
passa, aproximadamente, no ano de 2137,
visto que acontece 15 anos depois do desaparecimento de Ellen Ripley e do
cargueiro Nostromo. Ele conta a jornada da filha de Ripley, Amanda, em busca de
notícias sobre o paradeiro de sua mãe.
O mérito de Isolation
reside no fato de que ele trata os elementos da franquia de forma construtiva e
competente, muito embora que não acrescente quase nada de novo à série como um
todo. De fato relevante, posso citar a nave exploradora Anesidora, que pousa no
planeta LV-426 (o planeta do primeiro filme), onde um dos seus tripulantes
desativa o sinal de socorro/alerta vindo da nave dos Engenheiros. Tal fato, se
canônico, pode ter consequências futuras na série, visto que muitos dos
problemas começam com a interceptação dessa transmissão.
Amanda Ripley termina
o jogo à deriva no espaço, sem muitas respostas acerca do que aconteceu com sua
mãe (ela apenas tem a confirmação de que Ripley teve contato com o organismo
alienígena antes da filha).
VEREDITO: Isolation é o melhor spin-off baseado em Alien. Traz um roteiro
excelente, que se inspira nos elementos da série sem se limitar a eles, ao
passo que cria novos conceitos (como a empresa Seegson e os sintéticos Working
Joe) e trata os já existentes com o devido respeito. O fim do jogo abre brechas
pra uma continuação e nos deixa com ainda mais dúvidas sobre o sucesso de
Amanda em conseguir informações sobre Ripley.
ALIENS (1986)
Depois de passar 57
anos à deriva no módulo de fuga do Nostromo, Ellen Ripley é resgatada por uma
nave da federação espacial. Ela descobre que sua filha, Amanda, já está
falecida (aos 66 anos) e que o planeta LV-426 passou por um processo de “terraformação”
(alteração de uma atmosfera inóspita para uma habitável), sendo colonizado
pelas pessoas da estação Hadley’s Hope. Tecnicamente, o filme se passa no ano
de 2179. Não demora muito para que a
tenente Ripley tenha que retornar ao planeta, que passa por um problema de
comunicação com a estação espacial que acolheu Ripley.
A bordo da nave
militar Sulaco, e na companhia dos fuzileiros navais conhecidos como Marines,
Ripley parte em busca de respostas sobre o que aconteceu com os colonos de
LV-426, enquanto tenta pôr um fim definitivo na espécie hostil que vem
atormentando sua vida desde então. No planeta, Ripley descobre que os ovos com
facehuggers encontrados na espaçonave alienígena foram postos por uma Alien
Rainha, um Alien que faz alusão ao ciclo de vida de insetos sociais, como as
abelhas e formigas.
Depois de ver, mais
uma vez, toda a tripulação da Sulaco ser massacrada pelos Aliens, Ripley
consegue explodir a colônia e escapar com a garota Newt, o sintético Bishop e o
cabo Dwayne Hicks, onde entrariam em sono criogênico depois de fugir em
segurança do planeta.
VEREDITO: Aliens foi um dos filmes de ação com elementos de ficção científica
mais influentes da década de 80. Dirigido por James Cameron, o filme conseguiu
não só expandir a franquia e torná-la comercialmente viável, como a conhecemos
hoje, como também popularizou o nome da série Alien e permitiu que a mesma
alcançasse um público ainda maior que o título anterior.
Apesar do enorme
sucesso, Aliens levou a franquia (antes de terror, suspense e pura ficção
espacial) em uma direção jamais prevista pelos fãs do filme original: inseriu
elementos militaristas e de ação em uma série popularmente conhecida por
ambientes escuros, situações de drama e terror. Além disso, Aliens conta com
buracos de roteiro que não podem ser ignorados nem mesmo pelos fãs mais assíduos
da franquia, como a motivação de Ripley pra retornar ao planeta ou a
sobrevivência da garotinha Newt sozinha em uma colônia completamente dominada
pelos Aliens.
Contudo, é impossível
negar a influência e o peso que Aliens tem na franquia como um todo, criando
elementos clássicos que seriam usados em diversas outras obras (como os marines,
a própria Alien Rainha e a Weyland-Yutani) e presenteando os fãs com algumas
das cenas mais icônicas da indústria do cinema (a sequência onde Ripley
descobre a Alien Rainha é simplesmente fenomenal).
ALIEN 3 (1992)
Não se passa nem um
ano desde que a tenente Ripley conseguiu fugir do planeta LV-426 com Bishop, Newt
e Hicks. Ainda em 2179, um incêndio
no módulo de fuga da Sulaco faz com que Ripley caia no planeta Fúria-161, um
planeta-prisão abandonado por deus e pelo homem. Fúria-161 serve de lar para
criminosos de periculosidade máxima, e passa por uma infestação de piolhos no
momento da chegada de Ripley ao lugar.
Já na queda do módulo,
o cabo Hicks tem seu tórax perfurado pelas ferragens da nave, enquanto a garota
Newt morre afogada dentro de seu próprio criotubo. Depois que misteriosas
mortes passam a acontecer na prisão, agora uma indústria de chumbo, Ripley
descobre que não está sozinha novamente. A tenente, com a ajuda dos
prisioneiros, mesmo sem dispor de nenhum tipo de arma, consegue encurralar e
dar fim a uma espécie quadrúpede de xenomorfo que estava exterminando a
população carcerária do lugar. Mas não antes de descobrir que ela mesma estava incubada com uma Alien Rainha, que nasceria dentro de poucas
horas.
A fim de evitar que o
espécime chegasse às mãos da Weyland-Yutani, que tinha planos de usar a
criatura na divisão de armas da empresa, Ripley se sacrifica em um tanque de
chumbo fervente no ato que poria um fim à saga da tenente Ellen Ripley na
franquia Alien...
VEREDITO: dirigido pelo então pouco conhecido David Fincher, Alien 3 é um dos
filmes mais injustiçados de toda a série. Ele traz uma proposta mais pé no chão
de resgatar o senso de impotência do primeiro filme, que apresentava uma
atmosfera de maior suspense, vulnerabilidade e terror que sua continuação, visivelmente
mais voltada pra ação.
O filme tenta aproximar mais a franquia Alien de suas
raízes, ao mesmo tempo que resolve “pontas soltas” deixadas ao final do segundo
filme, com um roteiro mais sombrio, regado a tons pastéis e ambientes escuros
que remetem ao clima de abandono e desespero pela qual a série ficou mais
conhecida, com seu filme de estreia.
Sendo claramente feito para trazer uma conclusão aos eventos dos títulos anteriores,
Alien 3 fez um sucesso relativo entre o público, dando origem a vários games e
conseguindo seu lugar ao sol na cultura pop da década de 90, muito embora que
não tenha conseguido agradar igualmente a gregos e troianos.
ALIEN RESSURECTION (1997)
Duzentos anos depois
da morte de Ripley, uma equipe de cientistas consegue clonar a tenente no ano
de 2379. Não apenas seu corpo, como
também suas memórias são resgatadas, sendo Ripley, agora, uma mistura genética
de ser humano e Alien. Ela possui sangue semi-ácido, força aumentada e uma
conexão sensitiva com os Aliens. Mas o feito maior da equipe de cientistas é
conseguir trazer, junto com Ripley, o exemplar da Alien Rainha que estava
dentro de seu corpo, na ocasião dos eventos do Alien 3.
Para continuar seus
estudos de ética mais que duvidosa, os cientistas, com ajuda militar, compram
uma carga de seres humanos para serem encubados pelos ovos da recém-nascida
rainha. O responsável pela operação é o capitão e pirata espacial Elgyn que,
junto com a novata Call, terá que sobreviver quando os Aliens conseguem escapar
dos laboratórios da espaçonave.
Mais uma vez, quase
toda a tripulação da nave científico-militar é morta, bem como os piratas
espaciais da nave Betty. Ripley, agora metade-humana e metade-Alien, descobre
que a Alien Rainha retirada de seu corpo possui a capacidade de gerar cria sem
precisar colocar ovos, dando à luz ao Newborn, uma monstruosidade mais humano
que alienígena.
Ripley consegue, a
duras penas, se livrar dos perigos encontrados na espaçonave de pesquisa
científica e dar cabo do Newborn, enquanto a Betty já estava em reentrada no
planeta Terra. E assim termina, sem uma conclusão definitiva, a saga da tenente
Ripley e sua relação pra lá de problemática com uma das criaturas mais letais
de todo o universo.
VEREDITO: Ressurection segue uma linha mais Aliens de ser, só que sem o mesmo
estilo e qualidade de roteiro: é um filme visivelmente mais voltado à ação, com
algumas cenas beirando o ridículo e sem a menor preocupação em construir uma
atmosfera de terror, forçando a barra em diversos aspectos de seu enredo. De longe,
é o filme mais odiado pelos fãs, exigindo doses cavalares de suspensão de
descrença por parte de quem o assiste, para que se torne minimamente tolerável.
Apesar de não ser meu
filme preferido, de fato, Ressurection traz alguns pontos positivos que não
podem ser desconsiderados totalmente (como sua excelente fotografia e elenco
razoavelmente competente, bem como situações interessantes de ação e ambientação
que casa com o restante do que foi visto nos outros filmes). Sem falar no fato
de que ele deu origem ao jogo homônimo para Playstation 1, um dos melhores
e mais fiéis games baseados na série.
O mais triste desse filme
é o fato de que ele deixa a franquia em suspensão, visto que é o mais avançado
da cronologia e o que aborda os eventos mais recentes no tocante à Ellen
Ripley. Não tem como não notar o detalhe de que a Weyland-Yutani sequer é
citada no filme, algo que pode ser considerado um alívio para os fãs mais
intransigentes de Alien.
O FUTURO DA SÉRIE
Infelizmente, projetos
como uma continuação de Alien Isolation ou um novo título da série Alien VS
Predador não parecem fazer partes dos planos da SEGA, atual detentora dos
direitos de Alien nos games. No cinema, apesar da estreia de Covenant em maio
desse ano, é incerto o rumo que a saga irá tomar, mesmo com o desejo flagrante de
Ridley Scott de fazer, pelo menos, mais CINCO filmes da franquia (isso mesmo
que você leu) nos próximos anos.
Rumores sobre um
possível Alien 5, contando com a presença de Sigourney Weaver e Michael Biehn
(?!?) no elenco, flutuaram pela web há alguns anos, mas não passaram exatamente disso:
rumores. Enquanto isso, a nós fãs, só nos resta esperar para testemunhar o que
o futuro reserva a uma das melhores franquias de terror já feitas no cinema,
enquanto torcemos para que as continuações de filmes como Alien Covenant não
deixem ainda mais dúvidas do que seus antecessores conseguiram criar nas
nossas esperançosas cabeças.
Au Revoir.
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