Partindo das mentes criativas da empresa que praticamente
criou o gênero FPS, Rage prometeu mundos e fundos mas não cumpriu nem metade
disso. As minhas impressões sobre o game podem ser conferidas aqui.
O fato é que, independente de todos os seus problemas e de
todos os contras apontados pela imprensa de games, Rage é um jogo muito bom. E
quem está dizendo isso? Eu, oras, e se a minha opinião não conta o que diabos
você está fazendo aqui no Mais Um Blog de Games?
De fato, Rage passou umas boas semanas no cálido interior do
meu PS3 e até protagonizou uma triste novela envolvendo a falta de uma maldita
carta de baralho e a perda de dois troféus difíceis de destravar.
Diliça! |
Mas como sou uma pessoa muito sentimental e bondosa,
gostaria de falar sobre ovos de páscoa (?!?).
Sim, eu sou um ranzinza incorrigível e detesto (resolvi
abolir o verbo “odiar” do meu vocabulário, exceto quanto certos jogos ruins com
os numerais romanos XIII estiverem em discussão) ovos de páscoa. Por que raios
uma pessoa vai pagar mais de R$20,00 por 120g de chocolate, quando pode comprar
barras de chocolate ou caixas de chocolate sortidos em uma proporção bem mais
justa? E eles nem são tão gostosos assim. São mais gordura que chocolate. E é
por isso que eu gosto de chocolate amargo ou meio amargo (não tem nada a ver
com a minha personalidade não. Eu disse que sou ranzinza, o que é bem diferente
de amargo): eles têm menos gordura e mais cacau e... é, me empolguei um pouco.
Esse é o problema de se usar um blog para fazer desabafos sobre males
seculares que estavam guardados há... séculos dentro de você.
Olha a safada ali, comendo miojo |
Retomando o assunto games: Rage é um jogo com muitos
problemas. Mas a quantidade de problemas desse jogo é diretamente proporcional
à enorme quantidade de referências a outros jogos e tantas outras fontes de
cultura e entretenimento inútil que podemos encontrar por aí.
Enquanto sofria procurava conteúdo que me ajudasse na
árdua tarefa de conquistar todos os troféus da (irracional e intransigente)
lista de Rage me deparei com um interessantíssimo artigo que revela
todos os ovos de páscoa contidos em
Rage. Ou melhor, o artigo fala dos Easter Eggs, aquelas
referências (geralmente sobre o mesmo universo em questão) encontradas em um
game que não tratam, necessariamente, do mesmo jogo que você está jogando.
Raios! Acabei complicando uma coisa que é muito fácil de
exemplificar: lembra no Final Fight 2, quando você lutava naquele cenário que
dava pra ver a Chun Li comendo um yakisoba em um restaurante de rua? Aquilo era
um easter egg. E sim, foi o meu primeiro easter. E sabe como é: o primeiro
easter egg com a Chun Li a gente nunca esquece...
AVISOS SOBRE O POST
O primeiro aviso é: SE
VOCÊ GOSTA DE JOGOS DE TIRO E AINDA NÃO JOGOU RAGE, VÁ CORRER ATRÁS DO LUCRO E
TERMINAR O JOGO O QUANTO ANTES. Ah, antes que eu esqueça: procure não
nutrir muita expectativa com o final do jogo. Jogue e seja feliz com o estiver
entre o começo e o final de Rage.
O segundo aviso é: meu texto não contém spoilers. Se você
ainda não jogou o jogo pode e deve ler o texto. Isso vai garantir que você não
perderá momentos legais durante o jogo apenas por causa da mania idiota do
criadores de easter egg de achar que os jogadores de games têm o dom da
adivinhação.
EASTER EGGS,
REFERÊNCIAS E TANTAS OUTRAS COISAS MAIS QUE EU CONSEGUI ROUBAR DE UM ARTIGO DA
RAGE WIKIA
Bem, o termo mais apropriado seria “traduzir”. Como eu não
tenho paciência de esperar meses até que alguém do Neogamer tenha a coragem de
traduzir esse artigo, decidi eu mesmo fazer isso por achar os easter eggs de
Rage deveras interessantes.
Só pra parar de enrolar: mantive os nomes originais (de alguns) para
facilitar a vida daqueles que quiserem pesquisar na net. E eles são tantos que
estão separados por categorias. Por esse motivo decidi (neste exato momento,
enquanto escrevo) que só citarei os de maior relevância, pois alguns deles são
muito específicos da cultura americana e outros não parecem fazer o menor sentido.
E, ainda, caso as fotos não saiam com uma qualidade muito
boa, fiquem sabendo desde já que é porque eu as “traduzi” do mesmo artigo
citado acima, se é que deu pra entender...
EASTER EGGS
(putz, anda logo com isso, Shadow!)
Bem, o caso é que Blake Griffin é um jogador de NBA dos EUA.
O que esse cara fez aos criadores do jogo para que tal homenagem fosse feita eu
posso apenas especular...
CHARON THE FERRY MAN
– essa aqui é tão óbvia que até eu (que sou meio tapado pra essas coisas de
achar coisas escondidas) consegui sacar de primeira: Charon é um personagem que
te leva de uma cidade à outra no jogo. Seu nome é traduzido como Caronte. Se
ainda se faz necessário explicar de onde vem essa referência, sinto informar
duas coisas: você precisa ler mais e você precisa assistir mais Cavaleiros do
Zodíaco.
CONCEPT ART GRAFFITI - são pinturas de grafiti espalhadas
por todo o game. Fazem referência a diversos jogos da ID. Não tem foto específica dessa.
Serve mais para você prestar mais atenção da próxima vez que jogar.
DEATH RACE REFERENCE – Death Race é um filme dos anos
setenta. Conheci ele através de um artigo do Retina Desgastada .
Ao filme eu nunca assisti, mas o game diz que o carro
Monarch (o melhor de todos) fica parecido com um dos carros do filme (a
refilmagem de 2008) depois de dados todos os upgrades.
DEV GRAFFITI ROOM – esse Dev é de developers. É uma sala
toda grafitada com um logo da Id no centro. Ela garante um troféu, que eu perdi
por não ser obsessivo o suficiente para vasculhar cada milímetro quadrado do
game (eu só vasculhei em cm2 ) atrás da bendita sala.
O mais relevante sobre a sala é que dá pra ver um autógrafo
do Cacodemom, o famoso Observador dos jogos de Doom.
REFERÊNCIAS A DOOM
ACHIEVEMENTS/TROPHIES – os troféus e conquistas do game
relativos a níveis de dificuldade são uma referência aos níveis de dificuldade da
série Doom. Hurt me Plenty (traduzido por mim como: “Bate que eu gosto,
safado!”; Ultra-Violence (violento da porra!) e Hey, not too rough! (mamão com
açúcar).
Tem também o Rage Nightmare, referente ao nível de
dificuldade Nightmare dos mesmos jogos.
ROCKET LAUNCHER – se você equipar o lança-mísseis e ficar
totalmente parado por CINCO MINUTOS começa a rodar o Doom clássico na tela de
LCD (?!?) da arma. Bem legal, não? Essa eu vou tentar da próxima vez que jogar.
DOOM COMIC – um carinha chamado Dallas, no Second Chance
Bar, pode ser flagrado lendo um gibi de Doom (páginas 6 e 2 pra ser mais
preciso).
BLACK COFFE MUG – se você pegar um item com esse nome (uma
caneca de café), no seu inventário, ele se chamará DOOM BLACK COFFE MUG. Esse
não testei e nem sei se eu traduzi corretamente. Fica o mistério no ar.
DOOM SECRET ROOM – sim, caro leitor do blog: dá pra jogar um
pouco do Doom clássico em
Rage. O procedimento para se conseguir isso é muito sacana,
sendo que o game não dá nenhuma dica de como se fazer. Por isso deixo o vídeo
para que você (assim como eu) não perca essa chance na primeira jogada:
E1M1 – o texto diz que esta inscrição está no canto esquerdo
da “porta de Doom”, então só posso concluir que ele se refere ao easter egg
acima. Essa inscrição é o nome do primeiro cenário de Doom.
DOOM SPACE
MARINE BOBBLE HEAD – é o bobble head do marine de Doom. Encontrado na sala secreta do Doom.
MIXOM: A-2515 – inscrição encontrada em caixas espalhadas no
game. Mixom é uma companhia do Doom 3.
DOOM T-SHIRT – o NPC Crazy Joe usa uma camiseta de Doom.
Sim, por incrível que pareça eu não percebi isso...
BFG ROUNDS – essa é a munição alternativa da arma Authority
Pulse Cannon. Essa eu matei de cara: essa arma faz as vezes de BFG de Doom. A
munição BFG Rounds causa o mesmo efeito da arma original.
DOOM 5 E RAGE 2 – em Dead City Central
há um pôster com os dizeres “50% less on Rage 2, Doom 5” . Ficam as especulações no ar.
E sim, eu confesso que não entendi muito bem a ideia desse easter.
Esse foi o final da referências... de Doom!
-DOPEFISH –
Dopefish, Dopefish! Como eu amo um Dopefish! Dopefish... aí vem o Dopefish!
Aham... bem, se você ainda não ama o Dopefish vou logo
avisando que isso vai acontecer cedo ou tarde. Explico: no game existe uma
arena chamada Bash TV.
É um tipo de reality show de matar mutantes e outras
criaturas asquerosas. Ou seja, algo muito parecido com o BBB, mas sem toda
aquela putaria e rinocerontes anabolizados de sunga.
Um dos troféus do game exige que você consiga marcar 700
pontos em uma partida de Bash TV. Eu consegui 648 e alguns cabelos brancos de
raiva na minha primeira jogada.
Mas... tudo tica mais fácil graças ao Dopefish.
Esse peixinho aparece se você atirar em determinadas luzes
num cenário que tem um polvo. Não vou colocar o vídeo. Se você tem interesse
corra atrás, mas o fato é que quando ele aparece nadando entre as águas de
papel do cenário você pode atirar nele três vezes para marcar pontos... E CADA ACERTO VALE
200 PONTOS NA MAIOR MOLEZA!
E é por essas e outras que eu sigo cantando... “Dopefish,
Dopefish! Como eu amo um Dopefish! Dopefish... aí vem o Dopefish”!
Ah, vale lembrar que o Dopefish não fez sua estréia em Rage
(apesar de que, neste game, sua presença é a mais comemorada). De fato, o
Dopefish já é figurinha carimbada em outros jogos da ID, como Wolfstein, Quake,
Anachronox, Max Paine e Hitman.
-REFERÊNCIA A DUKE NUKEN – na Dead City, no meio de uma
montanha de catarro, tem uma mulher “mumificada” que se parece muito com uma
mulher seqüestrada no Duke Nuken 3D. Como joguei quase nada de Duke Nuken,
deixo essa menção apenas àqueles que curtem a série.
REFERÊNCIAS A FALLOUT – a essa altura você já deve saber:
Rage foi produzido pela Bethesda. A Bethesda é pau-mandado da Zenimax
(desculpe, camarada você-sabe-quem, pois não consigo falar do assunto
“indústria de games” com tanto profissionalismo e riqueza de informações quanto
você. Isso não me abala demais, pois não é o foco do meu blog, mas deixa
minha pessoa deveras Desgastada às vezes...), detentora dos direitos da série
Fallout.
Então, nada mais natural que algumas referências ao game
sejam feitas durante o jogo:
-DIETRICH’S MAGAZINE – em Subway Town , a
terceira e última cidade do game, Dietrich está lendo uma revista que diz “Fallout:
A post-nuclear role playing game”.
Na mesma revista a frase “War, war never changes” pode ser
lida. Há também uma imagem da explosão e um eyebot do Enclave (a pronúncia é
ãnkleiv. Aposto que dessa você não sabia...) na cena, que está meio apagada.
-VAULT BOY BOBBLE
HEAD – há um Vault Boy em forma de bobble head em Wellspring, a segunda
cidade do game. Ele se encontra no escritório do prefeito. De fato, até na demo
do game dá pra pegar esse item raro. E confesso que ele foi um dos motivos que
me fizeram sentir mais vontade de comprar Rage. E confesso, também, que eu sou
um panaca de marca maior quando se trata de videogame, às vezes.
Um detalhe interessante é que o esse bobble head se parece
com o de Carisma do Fallout 3. O texto original tenta usar isso como
justificativa para o “magnetismo pessoal” do prefeito Clayton, de Wellsprings.
-HOME ON THE WASTES
– tá, essa aqui passou mais batida que a bunda da Gisele Bundchen. Se eu
escrevi esse nome errado, sinto muito, sou do planeta Terra e não de Marte.
Veja o que o texto diz: “Na sala de troféus (que sala de
troféus? Seria a mesma do prefeito?) toca uma versão instrumental de ‘Home on
the Wastes’, música interpretada pelo Lonesome Drifter no teatro Ases do
cassino The Tops, no Fallout New Vegas”.
Mesmo que eu tivesse permanecido tempo o bastante no The
Tops, dificilmente eu associaria as duas músicas em contextos tão diferentes.
-REFERÊNCIA A
HALF-LIFE 2 – em
Subway Town um guarda da Authority pode ser encontrado perto
de uma lata de lixo. Se você se aproximar dele ele dará uma ordem: “Pick up
that can”! Depois que Raine apanha a latinha o guarda diz: “That’s a good boy”!
É uma referência ao Half-Life 2, no qual um Oficial de Proteção a Civis faz o
mesmo com o protagonista.
Essa cena aconteceu comigo. Mas como eu não joguei nenhum
Half-Life ela também foi uma bunda de Gisele Bundchen na minha experiência com
Rage.
-REFERÊNCIA A HEROES
– o ícone da aba de estatísticas do inventário lembra claramente uma imagem
invertida da hélice de DNA do seriado Heroes.
Outra bunda da Gisele na minha cara e eu não vi. Mea
Culpa...
-LOGOMARCA DA ID
– o logotipo da Id software pode ser encontrado no salão principal, onde J.K.
Stiles fica sentado em uma poltrona. Ok, agora eu tenho que admitir: eu sou um
cego do kr@lho e jogo sem prestar atenção a shit nenhuma no jogo...
No cenário Ghost Hideout há algumas esculturas feitas de
lixo que formam o logo da Id. Bunda, bunda... bunda da Gisele...
Mais um logo pode ser encontrado na lateral de um buggy em
Wellsprings(mais precisamente no Rusty Auto Parts). Mais uma bunda. Estou
começando a cansar delas.
-REFERÊNCIA A LEFT
FOR DEAD – a caminhonete de reboque na placa da Mick’s Garage lembra muito
o caminhão no boné de Elli, do Left for Dead 2.
A regra não mudou: nunca joguei, nunca percebi...
REFERÊNCIAS A LOST – na Wasted Garage’s, segundo andar, há
uma placa de rua com os números “4 8 15 23 16 42” . Esses são os números
místicos que estão associados a gordinhos que ganharam na loteria. Sim, como
deu pra perceber, eu assisti a pelo menos a primeira temporada de Lost. Mas
isso não me livrou da bunda da Gisele neste caso...
Na Secret Dev Graffiti Room há uma inscrição em uma parede
que diz “Not Penny’s boat”! Essa é uma referência óbvia à série. Pena que nem
sempre eu consigo captar o óbvio. Mais glúteos que estavam na minha cara e eu
não vi.
REFERÊNCIAS A MAD
MAX – além dos óbvios roupagem de cenário apocalíptico e corridas violentas
de carros, vários itens do game prestam uma homenagem à série de filmes:
-a escopeta de cano duplo cerrado, da Anarchy Edition,
lembra muito a arma que Mel Gibson usa nos dois primeiros filmes;
-os Wingsticks (I Love them!) lembram muito uma arma de
bumerangue que aparece em Mad
Max 2: O Guerreiro das Estradas;
-bestas aparecem constantemente em vários momentos da série
Mad Max;
-o Dune Buster e sua versão dos oponentes têm um estilo
muito parecido com os buggies customizados que aparecem em Mad Max 1 e 2;
-da mesma forma que o item anterior, a indumentária de
vários NPCs e personagens são claramente inspirados no universo dos filmes.
A posição do Shadow sobre as referências a Mad Max: eu
assisti ao primeiro filme, incompleto, quando tinhas uns nove ou dez anos.
Então, o que você acha? Isso! É por essa razão que eu amo os leitores do Mais
Um... sempre muito sagazes e perspicazes.
-PINKIES – se
você gosta de FPSs e não jogou Doom, a meu ver você devia ir para o inferno.
Literalmente.
Arrume uma cópia de Doom e jogue. Não importa se é de
celular, SNES, PSone, PC ou Pense Bem. Jogue esse jogo e verá um demônio
cor-de-rosa que se parece com um cachorro. Por isso eu sempre chamei ele de “o
cachorro”.
Bem, o fato é que em Rage o Pinky não aparece, ainda bem.
Mas podemos ouvir o rugido gutural da fera sem pescoço ao coletarmos uma caixa
de chiclete (eu acho) chamada “Pinkies”.
Nada de bunda agora: essa eu achei e reconheci a bela e
sensual voz de Pinky na primeira vez que achei um desses itens. O nome do
chiclete é uma piada com a cor do demônio, que se parece muito com chiclete
mesmo. Aqui vai um vídeo com o Pinky pois quem nasceu pra ser estrela jamais
deixará de brilhar:
REFERÊNCIAS A QUAKE
– se você levou uma pancada muito forte na cabeça nesses dias não deve se
lembrar que Quake é um dos sucessos da Id. Então, lã vai:
-SALA DE QUAKE –
no mesmo esquema da sala de Quake. Sim, eu perdi essa também. Abaixo o vídeo:
-RETÍCULA - a
ridícula, quer dizer, retícula da arma Combat’s Shotgun lembra muito o símbolo
de Quake, se você deixar a arma parada.
-há uma inscrição em uma parede da Wasted Garage que diz
“Quaker junction eight”.
-BANDEIRA – a
bandeira da Authority é parecida com a bandeira Strogg. Eu sei quem são os
Stroggs mas não joguei Quake também. Então, posso afirmar com certa precisão
que esse é um dos artigos que mais digitei a palavra “bunda” em toda a história
do blog.
Antes que eu me esqueça: aprendi como me tornar um Strogg em um vídeo deveras "educativo" indicado por um leitor do Retina Desgastada. Infelizmente não lembro o nome da pessoa e não dá para procurar de post em post. Abaixo o vídeo:
-QUAYOLA QUAYONS –
primeiro uma rápida aula de inglês: crayons são aqueles lápis de giz de cera
que seu filho adora testar na parede recém-pintada da casa. E sabe onde eu
aprendi isso? Naquele episódio dos Simpsons no qual o Hommer fica com um desses
cravado no cérebro e fica mais inteligente. Aliás, existe alguém na face da
Terra que não goste desse desenho? Continuando...
No Rage existe uma caixa de lápis com o nome acima. Isso é
uma piada com o fato dos críticos terem reclamado que Quake possuía “muitos
tons de marrom” em seus gráficos. Nossa, quando foi que o Clodovil Hernandes
decidiu fazer reviews de jogo mesmo? Gostaria de saber.
Bem, esse acontecido gerou a seguinte alfinetada por parte
de um tal de Ben Yahtzee: “Eu tenho certeza que, com o benefício da dúvida,
todos nós concordamos que Quake não é o que podemos chamar de ‘agradável aos
olhos’. Qual a sua fase favorita no game? O castelo marrom? O templo marrom
esverdeado ou o outro castelo marrom?”
O nome do item é referente a uma marca de lápis de cera
chamada “Crayola”. O engraçado neste item é o sarcasmo dos criadores do easter
egg: note na embalagem os dizeres: “64 tons diferentes de marrom”.
Pelo menos os caras da Id tiveram as bolas de manter os tons
do jogo, diferente de uma tal de Blizzard e seu Diablo 3...
-REFERÊNCIA A UM DLC
DE RAGE – em Subway
Town , depois de concluir a missão The Price of Power, é
possível ler um anúncio com os dizeres: “Subway Town – Phase II Expansion –
Openning Soon”.
-REFERÊNCIA A “O
EXTERMINADOR DO FUTURO” – a imagem do troféu/conquista “RAGE Nightmare” tem
uma caveira com apenas um dos olhos acesos em vermelho.
TOMMY TU-TONE – em Wasted Garage há um
banheiro com um grafite que diz “Tommy + Jenny”. Jenny é uma garota da música “867-5309” , na qual Tommy acha o
número da garota em um banheiro.
Essa também pode ser uma referência ao jogo Prey, cujo
protagonista é um índio chamado Tommy e tem uma namorada chamada Princess
Peach? Raios, claro que o nome da namorada dele é Jenny. Só estava checando se
os leitores não dormiram durante o post.
-WOLFSTEIN ROOM –
além de Doom é possível jogar um pouco do avô dos FPSs.
A sala do Wolfstein se encontra no Ghost Hideout. Preciso
dizer que passei batido por mais esse? Antes de colocar o link do vídeo
ensinando a chegar lá queria ressaltar que existe um item colecionável nesta
fase, o Wolf Goblet.
-REFERÊNCIAS A
ZOBIELAND – gostei muito desse filme. É um filme sobre zumbis que, por
algum motivo que não me interessa, acaba ficando na sua cabeça.
A referência no jogo é com relação aos Pinkies de novo, pois
o personagem Tallahassee tem uma obsessão em encontrar um doce chamado Twinkie.
Eu, particularmente, acho que os caras que foram puxar essa
viajaram na maionese.
A outra é sobre o tema de pintura Patrulha do veículo
Cuprino. Ele tem um numeral 3 pintado na lateral. Mais uma vez, Tallahassee tem
o hábito de pintar o mesmo numeral nos veículos que achava durante o filme.
Certo, essa eu concordo que tem mais chances de ser uma
referência concreta.
-COGUMELOS MÁGICOS
– nas Hagar Caves há alguns cogumelos que, quando coletados pelo jogador,
causam um flashs na tela. Essa é uma referência a alucinógenos e cultura de
drogas.
Ou talvez seja um indício do tipo de substância que os
programadores faziam uso durante o desenvolvimento do game. Deve ser por isso
que deixaram passar aquela terrível falha de texturas no jogo.
E aqui se encerra a minha aventura nas referências
pós-apocalípticas de Rage e também meu estágio como tradutor de artigos
roubados da Wikipedia.
Caso tenham gostado do meu trabalho é só enviar propostas
para o meu e-mail: maisumblogdegames@bol.com.br
NOTA: quem enviar
qualquer coisa que seja remotamente parecida com uma proposta de emprego será sumariamente
ignorado. Eu aprendi que a palavra “sumariamente” é um repelente bastante
eficaz quando queremos induzir a fazer o exato oposto do que pedimos, então
espero que dê certo.
Au Revoir!
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