Diferente da maioria das pessoas que vão ficando mais velhas, eu não tenho a mínima vergonha em admitir isso. Muito pelo contrário: Rpgs têm a incrível capacidade de exercitar a imaginação; estimulam a nossa capacidade de tomada de decisões rápidas e ensinam várias e várias lições de convívio em sociedade e companheirismo, mesmo que você seja um
Lendo o (ainda excelente) Vampiro: A Máscara, dois defeitos
encontrados no final do livro me chamavam bastante atenção:
Meu clã preferido |
Azar Sobrenatural
(4 pontos)
“As coisas
simplesmente não são do seu jeito. Sempre que uma oportunidade de brilhar
surge para você, algo acontece para arruiná-la. Uma vez por ciclo, o Narrador
pode aumentar a dificuldade de uma rolada de dados crítica em 2 e não te
avisar com antecedência. Se você falhar naquela jogada, é culpa de algum
elemento randômico de má sorte (seu joelho deu cãibra um milésimo antes de você
puxar o gatilho, por exemplo...)”
(Vampiro, a Máscara; Guia do Jogador 3ª ed, pág. 28)
(Vampiro, a Máscara; Guia do Jogador 3ª ed, pág. 28)
O outro era:
Futuro Negro (5
pontos)
“Você foi amaldiçoado com a Morte Final, ou pior, com o
sofrimento de uma agonia eterna. Não importa o que você faça, não conseguirá
livrar-se deste destino terrível. Em algum momento durante a crônica, seu
Futuro Negro o atingirá. Ainda mais assustador é que você às vezes tem visões
de sua sina, e o mal-estar que essas imagens lhe provocam exige que você gaste
um ponto de Força de Vontade para apagá-las de sua mente, ou então você perderá
um dado de todas as suas ações pelo resto da noite. É a Equipe de Avaliação
quem determina a natureza exata da sua sina e os Narradores determinam quando ela
ocorrerá. Este é um Defeito difícil de ser representado; ironicamente, embora
pareça eliminar todo o livre arbítrio, o conhecimento do momento da morte pode
ser libertador.”
(Vampiro, a Máscara; Livro Básico 3ª ed, pág 302)
(Vampiro, a Máscara; Livro Básico 3ª ed, pág 302)
Aonde quero chegar falando isso? Quero chegar ao fato de
que, se eu fosse um personagem de Rpgs, com certeza os dois defeitos acima
constariam da minha ficha de personagem, sem direito a borracha na ficha de criação de personagem ou subornar o Mestre da
sessão para que fosse dado um jeitinho.
A QUEDA DO GIGANTE
NEGRO
Se fosse um console da Microsoft... |
Há exatamente uma semana o meu PS3 começou a
apresentar um comportamento estranho. Algumas vezes, quando eu colocava um
disco de jogo na unidade de leitura, o jogo não começava e aparecia a seguinte
mensagem:
“Error occurred
during the start operation (80010514)”
Jogos digitais (instalados no Hd) funcionam perfeitamente.
DVDs de filme idem. Pesquisei no Google, e as alternativas não eram nada
animadoras. Várias pessoas que haviam passado pelo mesmo problema
afirmavam que a falha:
a- era um problema de arquivo corrompido no aparelho. Um
arquivo de update (de jogo ou de firmware) impedia que o console iniciasse o
boot do disco;
b- era um problema do canhão de leitura do console. Nesse
caso, mesmo tendo a resolução mais cara, o defeito seria de mais fácil
resolução.
Logicamente, pesquisei na internet as possíveis soluções
para a alternativa "a" da questão.
Alguns sites diziam que uma restauração dos arquivos de sistema
através do console de recuperação do aparelho resolveria o problema (aperta e segura o botão de power
com o aparelho em
standby. Ele irá ligar e desligar. Aperta e segura novamente
até ouvir um bip. Mais dois bips soarão e é hora de soltar o botão. Para
restaurar os arquivos, escolhe-se a opção 3).
Dê uma olhadinha no começo do texto, na parte sobre os
defeitos de personagem, e tente adivinhar se o problema parou por aí ou
continuou.
A terceira e última alternativa... |
O segundo procedimento seria uma formatação completa do HD
do console. Operação que apagaria TODOS os dados acumulados em três felizes
anos de uso do aparelho.
Como eu já havia feito backup de todos os saves antes mesmo
de tentar o primeiro procedimento (eterno desconfiado), não hesitei em realizar
a operação.
Aqui faço uma nota para um ponto em especial:
POR QUE DIABOS A
FORMATAÇÃO “COMPLETA” (as aspas se devem ao fato de vários arquivos e
configurações permanecerem no aparelho depois de tal procedimento, como
configurações de perfis e conta) DE UM PS3 SLIM COM 120GB DE HD LEVA MAIS DE
10 HORAS PARA TERMINAR?
Mesmo que você não entenda patavinas de computador, em algum
momento de sua vida você deve ter formatado o HD de seu computador ou
testemunhado alguém realizando tal tarefa.
Mesmo a mais demorada formatação, no maior HD, não deverá
passar de uma hora e meia. E olhe que estou dando uma enorme folga no tempo, pois
essa operação é bem rápida em computadores mais modernos.
A diferença entre a formatação rápida da completa é que na
rápida os clusters do disco rígido apenas são marcados com o status “livre”,
mas os dados não são apagados definitivamente. De fato, dá pra recuperar muita
coisa que estava em um HD
utilizando ferramentas que se utilizam desta artimanha. Ou seja: muito cuidado
com as pornografias que você coloca no PC do seu trabalho, pois elas podem te
render uma bela “justa causa” se o pc cair em mãos mais competentes.
Já a formatação completa apaga, um por um, os arquivos
gravados nos clusters do HD. E essa tarefa é beeeeeeem mais demorada.
Mas isso não é desculpa, pois o PS3 é um aparelho que foi
lançado em 2006. Mesmo não utilizando o sistema Windows ou sistemas
básicos operacionais como os famosos BIOS, que já vêm integrados nos pcs, UMA MALDITA FORMATAÇÃO DE HD NUNCA, MAS
NUNCA, DEVERIA LEVAR DE 10 A
12 HORAS PARA SE COMPLETAR!!!
Desabafo feito, continuando...
Você leu o livro O Código Da Vinci? Se leu, vai se lembrar
de uma parte em que a personagem Sophie se espanta pelo fato dos enigmas
deixados por seu tio sempre serem constituídos por “enigmas dentro de enigmas”.
Nunca é simples. Nunca é fácil. Sempre tem alguma coisa a
mais para dificultar as coisas. Mais ou menos uma versão refinada da piada do
Juquinha e a adivinhação do batom.
E é exatamente assim que as coisas funcionam comigo. Será
que a formatação completa dos possíveis arquivos que estariam causando o
problema resolveu a minha peleja? Mais uma vez, leia o começo do artigo, com
ênfase no trecho em negrito do primeiro defeito. Continuando...
UM POR TODOS, VOCÊ
POR SI PRÓPRIO E A SONY DO BRASIL POR NINGUÉM
Qual a ideia de usar um console totalmente original, com
jogos originais e sem nenhum tipo de alteração? É andar na linha. Fazer as
coisas do "jeito certo". Evitar os problemas que a pirataria causa e desfrutar
dos benefícios de tal prática, certo?
Partindo dessa ideia, o próximo e mais lógico passo seria
contatar a assistência técnica da fabricante do aparelho para que algo fosse
feito, não é mesmo?
Bem, depois de pesquisar muito e constatar que NÃO HÁ UMA REPRESENTANTE OFICIAL DA SONY EM UMA DAS MAIORES CAPITAIS DO
PAÍS, RECIFE, consegui um número de telefone que me guiaria à unidade de
assistência mais próxima da minha região.
Como estou trabalhando durante o horário de atendimento (8:00 as 17:00), coube ao meu irmão a ingrata tarefa de tentar
resolver qualquer coisa que seja pelo telefone neste MALDITO PAÍS DOS INFERNOS CUSPIDO POR SATÃ EM SEUS PIORES DIAS
DE MAU HUMOR.
Depois de informar que se tratava de um aparelho importado e
sem garantia (pois cometemos o sacrilégio de comprá-lo antes de a Sony decidir
que os mortos de fome do maldito país dos infernos cuspido por Satã em seus
piores dias de mau humor eram dignos do enorme privilégio de ter o console
lançado oficialmente no país), a melhor solução que a telefonista pôde oferecer
foi a de “procurarmos uma assistência técnica de nossa confiança para que o
conserto fosse realizado”, que pode ser traduzido como: “foda-se. Não é
problema nosso se você comprou um aparelho NOSSO por meio de importação quando não havia outra alternativa. SE VIRA. E obrigado por escolher um dos produtos da família Playstation! :)”.
Bem, mesmo que o aparelho fosse “nacional” não mudaria muita
coisa.
De acordo com uma outra telefonista, o procedimento seria
mandarmos o aparelho pelos Correios para que ele fosse encaminhado para uma
obscura assistência técnica da Terra do Nunca, onde procedimentos insidiosos e invasivos
seriam realizados sem nem mesmo nos darmos conta do que diabos estava
acontecendo. Ou seja: se vira! O problema não é nosso.
Mas quer saber de uma? Se o problema foi causado por uma
instalação de arquivo que veio a se corromper e comprometer as tarefas de boot
de disco (suspeito que foi o lazarento do Dark Souls do meu irmão que começou
essa porra toda), O PROBLEMA É SEU SIM,
SENHORA SONY.
ONDE DIABOS UMA
EMPRESA ESTÁ COM A CABEÇA PARA PERMITIR QUE UM ARQUIVO DE INSTALAÇÃO DE UM
PRODUTO ORIGINAL E LICENCIADO PELA FABRICANTE ACABE COM O HARDWARE DE UM
CONSOLE, A PONTO DE DEIXÁ-LO INUTILIZADO PRA SEMPRE?
Sim, pois se foi uma falha no firmware do console, o defeito
não tem solução e só outro aparelho mesmo. Essas foram as palavras do técnico
da assistência da minha confiança a quem tive que recorrer.
PRA QUÊ DIABOS SERVE
A PSN E TODOS OS SEUS MALDITOS UPDATES DE JOGOS E FIRMWARE (ALÉM DE ESTORVAR E
ACORRENTAR O JOGADOR), SE ELES NÃO SÃO CAPAZES DE CORRIGIR UM PROBLEMA DE
SOFTWARE DO QUAL A EMPRESA JÁ TEM CONHECIMENTO (É SÓ PROCURAR NA INTERNET PRA
VER QUE O PROBLEMA NÃO É TÃO RARO QUANTO A SONY AFIRMA QUE É)?
Hoje pela manhã levei o console à já citada assistência
técnica. Me senti bem menos frustrado, pois sei que deles não ouviria um belo
SE VIRA mascarado em palavras pomposas e de falsa cordialidade.
O problema, surpreendentemente dessa vez, não ficou tímido
diante do técnico da loja, como geralmente acontece comigo: há quinze dias
comprei um celular novo, para substituir o que foi levado no assalto, e o fone
de ouvido não funcionava direito. Apenas em um dos lados saía som. Depois testar em três fones de ouvido diferentes e de
mexer em todas as configurações possíveis e imagináveis a respeito de fones e
acessórios, levei o celular para trocar, convencido de que tinha comprado um
aparelho com defeito. E QUAL NÃO FOI A
MINHA COMPLETA CARA DE “NASCI COM O * VIRADO PRO INFERNO" QUANDO O APARELHO
FUNCIONOU PERFEITAMENTE NA PRESENÇA DO VENDEDOR?. O fato é que o jogo colocado no
leitor não iniciou e a famigerada mensagem apareceu novamente.
O diagnóstico será feito segunda-feira. De acordo com o técnico,
há duas possibilidades:
a- a
mais cara e mais simples: o leitor do aparelho foi pro saco e terei que pagar
R$350,00 pela troca da peça e limpeza do console no geral. Até aí tudo bem. Não
sou rico mas, graças ao meu trabalho, posso afirmar que dinheiro não é o
problema. Se eu quisesse poderia comprar um ou até mais de um aparelho novo na
caixa. E a morte do leitor também não é lá nenhuma surpresa, visto que desde 2011 o aparelho já se recusava a identificar discos vez ou outra. E o fato do
aparelho ter três anos de uso sem nenhuma limpeza ou manutenção deve ter
contribuído para o surgimento de tal problema;
b- a
mais complicada e que não custaria nada, visto que seria o anúncio da morte do meu
PS3: se o problema for no firmware do console não há como resolver e só outro
novo mesmo. O estranho é que eu jurava que havia uma opção que restaurava as
configurações de fábrica do aparelho nas opções de formatação. Isso, inclusive,
restauraria a versão do firmware para a original, se não me engano 3.alguma
coisa. Mas quando realizei a formatação completa não foi isso que aconteceu:
além de ficarem muitos dados que não deviam estar lá (contas de usuário e
configurações) o firmware continuou na versão 4.31, a mais recente.
CONCLUSÃO
O fato é que nem sempre dinheiro resolve tudo na vida.
Às vezes damos muito valor a bobagens que não têm valor. Mas
às vezes nos damos conta de como uma coisa simples, boba e sem valor faz parte
de nossas vidas e rotinas de uma forma tão arraigada que a perda de tal objeto
chega a se equiparar à perda de um ente querido e não substituível por meio de
R$800,00.
No exato momento estou de extremo mau humor. Me
sinto completamente traído e abandonado pela empresa que afirma que “conhece o Brasil” mas
se utiliza de artimanhas (como a de lançar “oficialmente” os consoles e jogos
no país) para dar uma falsa sensação de segurança e suporte aos consumidores.
Empresa essa que vira as costas ao menor sinal de problemas. Uma empresa que
ainda espera apoio por parte dos consumidores nas gerações vindouras.
Enquanto o problema não se resolver (de uma forma ou de
outra), o Mais Um Blog de Games vai ficar em standby, pelo simples fato de que
a sua principal fonte geradora de conteúdo também está em standby.
Mais um golpe na minha
fragilizada autoestima gamer foi desferido, diminuindo ainda mais a
distância antes enorme que havia entre o jogar e o abandono do hobby.
Por enquanto me resta apenas a visão da minha vasta coleção de games (adquiridos nesses três anos por meio de muita ralação e suor) juntando poeira no canto do quarto.
Au Revoir...
Que sacanagem de marca maior essa, hein bixo. Senti na pele essa uruca!
ResponderExcluirO trágico é que até nisso eu vejo semelhança entre nós, não existe um cara mais eletronicamente amaldiçoado do que eu(só Deus sabe o que passei antigamente com o 64, sonho de consumo, recém lançado, comemorei mais que o muleke do "Nintendo sixty foooooouuur", e um fdp de um primo achou de ligar sem o transformador... fora um zilhão de outras maldições que sofri com aparelhos e que me faziam acreditar ter nascido com um gene x que inibia a energia elétrica ao meu redor). E agora é que o * piscou mesmo, porque se você que mora numa grande capital está nessa, imagine o projeto de hippie aqui que saiu de Salvador pra morar no interiorzão da Chapada Diamantina! Se esse meu Ps3 der pau aqui amigo(o que não é difícil de prever, dadas as inúmeras quedas de energia causadas pelos mal intencionados cães mijadores de poste)... é caixão e vela preta! Apesar do meu console ser relativamente novo (comprei em julho), ele também é importado, e dói na alma temer que se esse fatídico dia chegar eu não terei apoio técnico da empresa cujos caprichos capitalistas eu faço questão de atender.
Pelo menos o meu azar em Dungeons & Dragons e o seu em Vampiro não custava caro aos bolsos...
(Ítalo)
...minhas condolências!
ResponderExcluir(Ítalo)