Eu não escondo de
ninguém, nem no trabalho, que sou um fã apaixonado pela franquia Alien, seja em
filmes ou em games. Falando de filmes, eu simplesmente tenho todos em
DVD/Blu-ray e já assisti a todos, mais de vinte vezes cada um...
Com games a situação é
um pouco diferente: mesmo os jogos da franquia que possuem alguma qualidade
técnica geralmente são mais voltados ao segundo capítulo da saga de Ellen
Ripley, descaradamente mais puxado pra ação do que à sobrevivência (praticamente
sem armas) em uma espaçonave gigantesca, onde um bicho assustador te mata ao
menor sinal de contato.
Eu já joguei alguns
jogos dessa marca que podem ser considerados bons, mesmo com ressalvas. É o
caso de Aliens VS Predator Extinction (um RTS pra PS2), Alien 3 (do SNES) e o
mais recente Aliens VS Predator (de 2010, pra PS3 e 360). E foi justamente por
causa desse teor de ação que eu sempre fiquei com aquela certeza na mente de
que seria impossível fazer um jogo de Alien que se aproximasse o máximo
possível do contexto do primeiro filme (um/a protagonista praticamente indefeso/a
em uma instalação enorme fugindo de um, e apenas 1, Alien). Isso até janeiro
de 2015, quando comprei Alien Isolation pra PS3 e descobri do que é feito um
verdadeiro jogo de terror...
Tente não borrar as calças numa atmosfera dessas... |
Claro que não vou me
prolongar muito explicando os porquês do meu amor por esse jogo. Eu já fiz isso
no Meu Review Supremo de Alien Isolation, que pode ser conferido AQUI. Mas, de
uma forma torturantemente resumida, quais as qualidades do jogo lançado em
2014? Lindos gráficos; um dos melhores designs já realizados em uma obra
digital; atmosfera REAL de medo e suspense; trilha sonora competente; e um
enredo e eventos na medida, que respeitam os elementos clássicos da franquia sem
se limitar a eles.
Com o desesperador e
angustiante final de Isolation (não se preocupe, spoiler free), nada mais
natural que o jogador quisesse descobrir o que aconteceria com Amanda Ripley em
uma continuação de Isolation. E eu também já falei sobre as probabilidades de
tal projeto se concretizar no triste post Eternamente à Deriva, que pode ser lido
AQUI.
Pois bem, depois de
praticamente ter abandonado quaisquer esperanças de ver uma sequência de um dos
meus jogos favoritos (de todos os tempos) ganhar a luz do dia, ontem, 25 de
abril de 2017, foi um dia de fortes emoções pra mim. Enquanto checava meus vídeos de
notícias de games no Youtube, me deparei com um título que me fez dar um salto de
onde quer que eu estivesse no momento: ALIEN ISOLATION 2!
Todas as promessas do terrível Colonial Marines foram cumpridas em Isolation. |
O rumor apontava que a
Creative Assembly, criadora do primeiro jogo, começaria a trabalhar na
continuação assim que se desvencilhasse de seu mais recente projeto, Halo Wars 2. Foi uma noite
empolgante e bastante animadora: não é todo dia que vemos um sonho se confirmar assim, do nada, depois de termos jogado um game mais de 10 vezes (quase
seguidas) e ansiar por sua sequência.
Mas, como alegria de
pobre dura pouco, hoje mesmo o rumor foi desmentido por uma fonte jornalística da
revista Eurogamer. Se você é fã como eu, e quer sofrer com seus próprios olhos,
AQUI está o link desmentindo o boato. Apesar de cair como uma bomba, a negação
do rumor em si nem é a pior parte dessa curta história de vã esperança: além de
a SEGA não ter planos de endossar tal projeto (apesar de não descartá-lo
completamente), ficamos sabendo que uma boa parte da equipe original do
primeiro jogo NEM TRABALHA MAIS NA CREATIVE ASSEMBLY...
Gamer over, man. Game over...
Eu sei, bordão nada
original em texto de Alien. Mas acho que não há forma mais apropriada de descrever o desfecho da
novela por trás da suposta sequência de Isolation. Você ainda não percebeu a
gravidade da situação, não é mesmo? Eu explico.
Um dos jogos mais detalhistas já criados. |
A ocasião era mais que
convidativa para anunciar Alien Isolation: mês que vem estreia nos cinemas a
continuação de Prometheus, Alien Covenant, e com o passar de mais dois meses
teremos o evento da E3, um acontecimento mais que apropriado para revelações
bombásticas de novos projetos e promessas futuras no mundo dos videogames.
Mas, dado o balde de
Royal Jelly fria arremessado na cabeça dos fãs, só ficamos com duas possíveis
conjunturas para o futuro da franquia Isolation: ou o jogo não sai ou é feito
por pessoas que, muito-provavelmente-e-quase-com-certeza, não terão o mesmo
know-how/cacife/feeling pra entregar um jogo com qualidade à altura do
original. Ou seja: game over, man. Game over...
Como crueldade pouca é
bobagem, a notícia nos é dada hoje, dia 26 de abril, o dia oficial do Alien em
todo o mundo. É... já vi que no espaço ninguém vai ouvir você se lamentar, e nunca saberemos o
que aconteceu com a corajosa Amanda Ripley em busca de respostas pelo paradeiro de sua mãe. Shadow signing out...
O que dói mais: nunca ser confirmado ou a certeza de sua não existência? |
Au Revoir...
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