O Survival Mode de
Fallout 4 está programado para ser lançado em “algum momento de abril”, segundo
as palavras da própria Bethesda. Mas no dia 29 de março, a Bethesda resolveu
saciar um pouco da nossa curiosidade com este que promete ser o Hardcore Mode
do quarto episódio da série.
Pretendo agora
comentar todas as mudanças de gameplay reveladas pela desenvolvedora. E se você
já achava o Survival Mode padrão do jogo quase insuportável de jogar,
prepare-se: pelo que eu li neste artigo do site Playstation Lifestyle, a coisa
é bem pior do que eu imaginava. Para ler o texto original, clique AQUI.
Agora fique com a
tradução dos detalhes desse novo modo no Fallout 4.
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“(As mudanças) como um todo criarão uma experiência nunca
vista antes em Fallout.
Você SENTIRÁ o deserto radioativo.”
Todd Howard
Em um nível mais alto,
nós queremos te forçar a tomar decisões interessantes. Nós faremos isso
oferecendo motivações mais contrastantes ao Fallout 4, usando o tipo de sistema
circular (de decisões) encontrado em jogos como Dark Souls. (Por “circular”,
nós nos referimos a dois ou mais sistemas que entram em conflito entre si.).
O resultado disso
constitui os quatro grandes pilares do Survival Mode do Fallout 4:
1. ESTRATÉGIA: intensificar decisões envolvendo quando entrar em combate,
ou quando evitá-lo, e também fará você pensar sobre qual tipo de equipamento
deve levar para cada tipo de combate. Isso vai arrematar suas decisões com lutas
mais rápidas e brutais.
2. EXPLORAÇÃO: diminuir um pouco o ritmo de jogo e encorajar os jogadores a
explorar cada cantinho do mapa.
3. GERENCIAMENTO DE RECURSOS: balancear a aquisição de itens que
podem ser muito fáceis de serem conseguidos em hordas, fazendo com que os
jogadores consideram mais o momento de trocar de equipamentos.
4. INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS: aumenta o realismo do jogo e das situações vivenciadas nele.
Tendo em mente que “alguns dos itens discutidos abaixo podem ou
já sofreram alterações”, e que alguns detalhes ficaram vagos para que você
os descubra por conta própria, daremos agora uma rápida conferida nas grandes
mudanças do Survival Mode, de acordo com a Bethesda:
SALVAR AO DORMIR: salvamento manual, rápido e todas as outras formas serão
desativadas. Para salvar o progresso, será preciso encontrar uma cama e dormir
por pelo menos uma hora. Isso significa que suas opções de carregamento serão
reduzidas, forçando você a se preocupar mais no que está se metendo, e se está
preparado pra lidar com as situações. Você pode achar que algumas lutas estão muito
acima do seu nível, e preferir evitá-las. Reconhecimento de área e coleta de
informações se tornarão divertidas por si só.
NADA DE FAST TRAVEL: o Fast Travel estará desativado! Se você quiser ir a algum
lugar, terá que fazer isso à moda antiga. Em outras palavras, a exploração
agora é obrigatória, deixando mais à mostra algumas das jóias secretas da Commonwealth.
Isso vai te retirar da
sua zona de conforto, mas vai te encorajar a tirar vantagem de assentamentos
mais bem planejados por todo o deserto radioativo. E, enquanto carisma pode ser
uma qualidade não tão importante a sua sobrevivência imediata, algumas
habilidades baseadas em carisma podem tornar menos dolorosa a administração de
suas instalações.
LETALIDADE AUMENTADA: agora você causa, mas também leva, mais dano. Você pode
aumentar ainda mais o dano que você causa com “Adrenalina” – ainda mais em
certos momentos...
O combate por si só
será mais estratégico, pois tanto você quanto seus inimigos são mais poderosos.
As lutas terão mais a ver com seu posicionamento e tempo de reação nos tiros,
sem ser acertado pelo inimigo. Isso afetará ainda mais os jogadores
corpo-a-corpo, que precisarão utilizar esquivas e bloqueios para
evitar dano durante as lutas.
ENCARANDO O DESCONHECIDO: ameaças, a menos que previamente identificadas pela
mira telescópica das suas armas, não aparecerão mais na sua bússola, e a
distância dos alvos será significativamente reduzida.
ADRENALINA: a Adrenalina, um perk padrão do Survival Mode, garante
um bônus aos seus ataques, e pode ser aumentada com a contagem de mortes. Cada cinco
mortes aumentam um nível de Adrenalina, adicionando de 5% a 50% no nível 10, o nível
máximo. Esse dano extra é sedutor. Adrenalina incentiva aquelas decisões
estúpidas, que sempre terminam com um balde de água fria na sua empolgação. (dormir
anula quaisquer níveis de Adrenalina superiores a 2, dependendo de quanto
tempo você dormiu).
BEM-ESTAR: EXAUSTÃO, FOME E SEDE: você terá dificuldades em sobreviver
se não cuidar da própria saúde. Você deve estar hidratado, alimentado e
descansado para poder combater. Passar longos períodos sem comida, água ou uma
boa noite de sono afetará negativamente sua saúde, prejudicando seus status do
S.P.E.C.I.A.L, aumentando sua fadiga, baixando sua imunidade e, eventualmente,
causando problemas físicos a você... E nem tudo que você pode consumir será bom
pra você: alguns itens agora trazem consequências negativas, para equilibrar um
pouco os efeitos positivos. Esses efeitos colaterais podem aumentar sua sede,
fome e cansaço e, possivelmente, baixar a sua imunidade, deixando você vulnerável
a doenças.
FADIGA: a Fadiga ocorre basicamente quando você está cansado, mas tanto fome
quanto sede podem causar esse efeito. A Fadiga funciona como a radiação, mas
afeta seus Action Points (AP), ao invés de seus Hit Points (HP).
Quanto mais Fadiga
você acumular, menos AP vai ter para ações como correr e uso do V.A.T.S. O
total de Fadiga que você acumulou é mostrado em vermelho na sua barra de AP.
Ela (a Bethesda)
também fez alguns ajustes aos itens e seus estados de conservação, onde uma cama
em mau estado determinará o quanto você consegue dormir. As chances de adoecer
aumentam à medida que seu Bem-Estar diminui, ao passo que certas criaturas
podem te transmitir doenças imediatamente, sendo que o Stimpack não é mais uma
droga milagrosa que cura tudo.
Stimpacks, comida e
outros itens de recuperação recuperam a saúde a uma taxa consideravelmente
lenta. Membros aleijados não mais se autorregeneram ao final dos combates, e
requerem um Stimpack ou dormir para serem curados.
O total de peso carregado
foi bastante reduzido, e Stimpacks e munição agora também pesam. Carregar muito
peso pode acabar aleijando as suas pernas (0_0).
Companheiros não mais
voltam à vida se abatidos em combate, e voltarão a sua cidade natal ao invés
disso. As localidades que você limpou vão se repopular em um ritmo muito mais
lento.
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MINHA OPINIÃO
Mesmo com a pisada de
bola do Automatron, eu devo parabéns ao suporte que a Bethesda vem dando ao
game, desde seu lançamento em novembro do ano passado. Com o patch 1.05,
lançado há alguns dias e pesando mais de 2GB de dados, eu já conto em três os
arquivos de correção disponibilizados pela empresa, para conserto de bugs no
jogo principal. Um claro sinal de profissionalismo e respeito aos fãs, ao menos
até onde minha parca compreensão dos fatos me permite enxergar.
E acredite: isso vem
sendo muito mais do que algumas empresas (como a Capcom) vêm fazendo pelos
consumidores de seus produtos. Daqui a alguns meses, quando a lista de DLCs
estiver completa e a maioria dos bugs do game estiverem corrigidos, Fallout 4
será a mesma faraônica experiência de mundo aberto que nós já conhecemos, só
que livre de falhas e muito mais agradável de se jogar.
E esse Survival Mode
repaginado pode finalmente significar a tão esperada profundidade de gameplay
com a qual eu sonho, desde o lançamento do jogo.
A exemplo da
comparação do Fallout 3 com o New Vegas, esse novo modo pode ser o que faltava
para que Fallout 4 seja menos odiado pelos haters amantes da série antiga (de
olhos vendados a jogos indiscutivelmente bons), e abra um pouquinho mais de espaço
no hall da fama dos melhores RPGs de todos os tempos. Vamos torcer para que
esse seja o caso.
Au Revoir!
Se a Bethesda conseguir cumprir o que promete (Tio Howard tem lá sua fama de ser mentiroso, não dá pra negar), rapaz, eu vou estar mais que animado pra isso. E vamos ser sinceros, é de fazer a Obsidian ficar com inveja desse Survival Mode. E ainda melhor, vai ser um balde de água fria nos haters da Bethesda e nos fanboys old-school da série :)
ResponderExcluirCara, eu não acho que Todd Howard seja tão mentiroso assim não. Se você assistir à conferência do FO4 na E3 2015 depois de jogar o jogo, verá que tudo que ele prometeu no jogo está lá (escala gigantesca; experiência imersiva; craft; melhores gráficos, com iluminação verdadeiramente dinâmica). Acho que a falta dele é mais por omitir o que ficaria de fora, algo compreensível do ponto de vista mercadológico, pois seria suicídio o cara fazer propaganda negativa do próprio jogo, que ainda nem saiu.
ResponderExcluirSobre o Survival em si, pensei a mesmíssima coisa que você: se tudo sair como a Bethesda deu a entender, esse modo tem potencial pra deixar o Hardcore Mode no chinelo. Só não acho que vá mudar muita coisa com relação às escolhas (apesar de que eles prometeram isso, na parte do Role play).
Não deixei transparecer no texto, até por uma questão de neutralidade sobre um conteúdo que ainda não conheço, mas eu fiquei bastante empolgado com esses novos elementos. Já tô suando frio só de pensar na questão do Fast Travel e todo o resto. Espero que não demore pra sair pra consoles.
Eu concordo com o que você falou e achei muito interessante. Seu blog é muito bom, tem boa qualidade e traz noticias legais
ResponderExcluirSobre jogos
Obrigado, Pedro. O blog tem canal no Youtube, Twitter e página no Facebook. Os botões ficam no canto direito do site, caso você deseje acompanhar.
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